Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de fevereiro de 2012
Campanhas contra dengue e Aids levam 200 mil pessoas ao bloco do Afroreggae em Ipanema

Campanhas contra dengue e Aids levam 200 mil pessoas ao bloco do Afroreggae em Ipanema

Cerca de 200 mil foliões participaram do bloco do Afroreggae nesta segunda-feira de caranaval na Praia de Ipanema, de acordo com a Guarda Municipal. Este ano, o grupo, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), falou sobre a prevenção contra a Aids e a dengue. Além de se divertir com a música, quem passou por lá recebeu leques, preservativos, porta-preservativos e material informativo faz parte das campanhas "10 Minutos Contra a Dengue" e "Camisinha na folia é nota 10 em Harmonia".

- O pressuposto do sucesso desse trabalho é a participação da população. As pessoas estão entendendo que o mosquito da dengue é um problema de todos, não só do governo. Com apenas 10 minutos por semana, é possível combater a dengue, eliminando os criadouros do mosquito. Por outro lado, sabemos o quanto é importante aproveitar a festa do carnav@al para promover a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids. Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar as pessoas para evitar as doenças - explicou o Superintendente de vigilância epidemiológica e ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Vestido de samurai, assim como os cerca de 200 ritmistas, José Júnior, coordenador executivo do Afroreggae, ressaltou que a parceria com a SES é fundamental por aliar cultura, diversão e formas de combate à doenças graves, como a dengue e a Aids, depois de quatro anos de ação no bloco.

- Tenho certeza que essa é uma das maiores mobilizações coletivas já feitas em todos os tempos, quando falamos de saúde. Ensaiamos o ano inteiro com músicos formados em cinco comunidades, e procuramos misturar arte e lazer com consciência social. Nossa ideia é mostrar ao mundo uma mensagem positiva. Fazemos um carnaval contra a discriminação, contra a violência, a favor da paz, do respeito às diferenças, da vida. É possível combater a praga da dengue e as doenças sexualmente transmissíveis se todos estiverem bem informados, principalmente os jovens. Sem o apoio estratégico da SES, isso ficaria muito mais difícil - afirmou o coordenador do grupo Afroreggae.

A foliã Michelle Marques, de 27 anos, recebeu o kit com os preservativos e folhetos das mãos de um agente de saúde e saiu satisfeita com a mensagem transmitida no desfile, uma mistura de sucessos da música brasileira, de Tim Maia e Jorge Benjor a Paralamas do Sucesso e sambas-enredo.

- A Aids não tem cara e ainda não tem cura. O único jeito é prevenir. Essa campanha é muito legal. Já conhecia o som do Afroreggae, mas não sabia desse lado de promoção da saúde. A dengue prejudica muito nossa cidade, por isso é importante juntar diversão com responsabilidade - finalizou.

Campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Campanha "Camisinha na Folia é Nota 10 em Harmonia" - Ação específica para o carnaval, com o objetivo de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente a AIDS. Alcance: São 3 milhões de preservativos distribuídos em todo o estado. Além das camisinhas, serão entregues aos foliões 330 mil ventarolas, 55 mil porta-camisinhas e 160 mil folhetos com informações sobre as DST/Aids e formas de preveni-las. A campanha está presente no desfile das escolas de samba no Sambódromo e em seis desfiles de blocos, entre eles o Afroreggae e o Monobloco.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!