Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de fevereiro de 2012
Veja quais são as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais seus sintomas

Veja quais são as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais seus sintomas
Carnaval chegando e a preocupação com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) aumenta. Por isso, os órgãos de saúde reforçam a necessidade do uso do preservativo como prevenção. Veja um guia com a lista das principais DSTs, como elas atuam no organismo e seus sintomas.

Este ano, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vai distribuir 3 milhões de camisinhas no sambódromo e em blocos de rua. Aproveite e previna-se!

Aids - É o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Saber precocemente do diagnóstico é fundamental para aumentar a sobrevida da pessoa. Por isso, é recomendável fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco.

Prevenção: Uso de preservativo.

Condiloma acuminado (HPV) - O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podem causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feita de rotina por todas as mulheres. O principal sintoma são verrugas de tamanhos variáveis nos órgãos genitais, no ânus e no colo do útero. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Prevenção: Uso de preservativo, vacina e exame Papanicolau.

Sífilis - É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após a contaminação. Se progredir, a doença pode causar manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com pessoa infectada, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a doença congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

Prevenção: Uso de preservativo.

Clamídia e Gonorreia - São infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos, o colo do útero, o reto, a garganta e os olhos. Quando não tratadas, podem causar infertilidade, dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. Nas mulheres, essas doenças podem causar dor ao urinar ou no baixo ventre, aumento de corrimento, sangramento fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. Nos homens, normalmente há uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. Nos dois casos, é comum estar doente e não apresentar sintomas. Uma mulher grávida infectada por clamídia e gonorreia não tratadas pode contaminar o bebê com Oftalmia Neonatal durante o nascimento.

Prevenção: Uso de preservativo.

Cancro mole - Doença que pode ser chamada também de cancro venéreo ou "cavalo". Com maior frequência em regiões tropicais, como o Brasil, é provocada pela bactériaHaemophilus ducreyi. A transmissão ocorre pela relação sexual com uma pessoa infectada. Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de 2 a 15 dias após o contágio. Em seguida, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais.

Prevenção: Uso de preservativo

Doença Inflamatória Pélvica (DIP) - A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra DST, principalmente gonorreia e clamídia não tratadas. Entretanto também pode ocorrer após algum procedimento médico local (inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU), biópsia na parte interna do útero e curetagem). A DIP manifesta-se por dor na parte baixa do abdômen, secreção vaginal (do colo do útero), dor durante a relação sexual, febre, desconforto abdominal, fadiga, dor nas costas e vômitos.

Prevenção: Uso de preservativo

Tricomoníase - É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pênis. Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

Prevenção: Uso de preservativo
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!