Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de fevereiro de 2012
Campanha "Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia" distribui preservativos

Campanha "Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia" distribui preservativos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) já está preparada para atuar na prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) neste carnaval. Na campanha "Camisinha na Folia é nota 10 em Harmonia" serão distribuídos 3 milhões de preservativos em todo o estado. Além das camisinhas, serão entregues aos foliões 330 mil ventarolas, 55 mil porta-camisinhas e 160 mil folhetos com informações sobre as DST/Aids e formas de preveni-las.

Na capital, o material preparado pela Gerência de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES/RJ será entregue nos locais de maior presença de foliões: as arquibancadas e concentração do Sambódromo e em cinco desfiles de blocos de rua (Vestiu uma Camisinha listrada e saiu por aí, Banda de Ipanema, Bloco das Quengas, Afroreggae e Monobloco).

Preocupação com os jovens - As ações da SES fazem parte da Campanha Nacional do Carnaval, do Ministério da Saúde, que pretende estimular também a realização do diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, além do uso do preservativos. O objetivo é incentivar comportamentos sexuais seguros em toda a população, mas especialmente entre os mais jovens, que são o principal foco da campanha. Entre eles, os jovens homossexuais. Segundo boletim do Ministério da Saúde, foi constatado um aumento de 10,1% de casos neste grupo específico entre 1998 e 2010.

A escolha desse segmento também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Os jovens, em geral, se expõem mais aos riscos de infecção por doenças sexualmente transmissíveis do que os não-jovens além de terem mais parceiros casuais. Apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo vírus HIV, 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais.

Serviço:
17/02, Sexta-feira:
Das 19h às 22h - Vestiu uma camisinha listrada e saiu por aí - Candelária/Cinelândia

18/02, Sábado:
Das 17h às 21h - Banda de Ipanema - Praia de Ipanema

20/02, Segunda-feira:
Das 14h às 18h - Afroreggae - Praia de Ipanema

21/02, Terça-feira:
Das 17h às 21h - Banda de Ipanema - Praia de Ipanema

Das 18h às 20h - Bloco das Quengas - Rua Washington Luiz/Praça da Cruz Vermelha

26/02, Domingo:
Das 9h às 13h - Monobloco - Candelária/Cinelândia

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!