Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de dezembro de 2011
Campanha 10 Minutos Contra Dengue vistoria 3.500 casas na Rocinha


Cerca de 9 mil agentes e voluntários participaram da campanha 10 Minutos Contra Dengue em cerca de 60 comunidades de todo o estado do Rio de Janeiro, distribuindo cerca de 22 mil capas de caixas d’água. Numa parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a CUFA, as favelas selecionadas não só combateram o mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença, como estão na disputa pela Taça das Favelas.

Só na Rocinha, onde um trio elétrico levou Preta Gil, Nega Gizza e os grupos Disfarce e Batuk D’Gueto à Via Ápia, 80 agentes participaram da ação, que atingiu cerca de 25 mil pessoas e eliminou 300 criadouros com focos da dengue. A comunidade teve 3.500 casas vistoriadas, 1.900 capas de caixas d’água distribuídas, além de 380 pneus, 100 sacos com garrafas pet e 200 sacos de material reciclável, recolhidos. Foram inspecionados ainda 12 ferros-velhos, 4 borracheiros e 10 terrenos baldios.

- Queremos contar com a ajuda dos moradores das comunidades envolvidas na Taça das Favelas para combater à dengue. Fazer dos 10 Minutos Contra a Dengue uma prática semanal é um cuidado que devemos ter com a nossa vida, da nossa família, amigos e vizinhos e pode evitar que milhares de pessoas sofram com a dengue no próximo verão – explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

- A gente sabe que locais onde aconteceu o crescimento desordenado têm mais probabilidade de concentrar focos do mosquito – completou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O evento aproveitou para anunciar as crianças selecionadas para formar os times masculino e feminino da comunidade na Taça das Favelas.

Esporte Contra Dengue - A Taça das Favelas é uma competição de futebol de campo, organizada pela CUFA e com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, para integrar comunidades de todo o estado. Serão 80 seleções compostas por moradores de favelas do Rio de Janeiro com idades entre 15 e 17 anos, sendo 64 masculinas e 16 femininas. O torneio acontece entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro.

Essa não é a primeira vez que a SES traz o esporte na luta contra a dengue. No dia 27, o MMA Contra Dengue reuniu cerca de 600 pessoas para assistir 10 lutas numa arena montada em Duque de Caxias.

“10 Minutos Contra a Dengue” – Este é o tema da campanha 2011/2012 e é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra aproximadamente 80% dos focos. A iniciativa idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!