Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de agosto de 2016
Hemorio representa América Latina em campanha mundial sobre doação de sangue

Hemorio representa América Latina em campanha mundial sobre doação de sangue

A campanha internacional Missing Type chega ao Brasil para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e a formação de novos doadores frequentes. Organizada pelo NHS Blood and Transplant, o Serviço Nacional de Sangue e Transplantes da Inglaterra, a ação, que acontece entre 15 e 22 de agosto e que vai reunir 25 serviços de sangue em 21 países, cobrindo um bilhão de pessoas da população mundial, selecionou o Hemorio para representar a América Latina.

A iniciativa parte de um movimento simples: empresas apoiadoras, celebridades e outros influenciadores retiram, sem aviso prévio, as letras A, B e O - que designam os tipos sanguíneos - de seus nomes em meios como redes sociais, sites e outros veículos de comunicação. A falta de uma explicação para a ação gera conversas entre internautas e as pessoas em geral. Depois, a alteração é revelada como um ato do bem, em que empresas e pessoas se engajam para mostrar como a falta destes tipos de sangue pode ser prejudicial para a população. No Brasil, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Roberto Marinho, a Samsung Brasil, as agências de publicidade Heads, Campi e Mostarda Produções, a campanha Universitário Sangue Bom e a ONG Instituto Masan, habituais parceiras do Hemorio, se uniram à ação.

- Essa é uma ação inédita na América Latina e reforça outras iniciativas que estamos desenvolvendo desde o início do ano. O objetivo é sempre o de chamar a atenção da população para a importância da doação de sangue para que nossos estoques permaneçam abastecidos – enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A iniciativa alerta para um triste dado: em 10 anos, o número de novos doadores caiu 30% em todo o mundo. Além do Brasil, a campanha acontece em países como Austrália, Estados Unidos, Japão, Irlanda, Inglaterra, entre outros, e conta ainda com o apoio de celebridades e influenciadores digitais.

- As transfusões de sangue salvam vidas e transformam a saúde de milhões em todo o mundo. Mas não há transfusões sem doadores de sangue. O sangue é absolutamente essencial para pacientes de câncer, hemofílicos, pessoas que sofreram acidentes de trânsito ou que passam por cirurgias. Sem o sangue não é possível, atualmente, realizar muitos tratamentos que mantêm esses pacientes vivos. Nós realmente esperamos que os brasileiros se inspirem na campanha Missing Type para se tornar doadores de sangue frequentes – ressalta o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Outra ação da campanha reúne em um vídeo, intitulado Talking Heads, pacientes de todo o mundo, cujas vidas foram salvas por transfusões de sangue. Nas imagens, eles agradecem a ação dos doadores e destacam a importância do gesto, lembrando que, sem as transfusões, já não teriam mais vida.

- Estamos muito satisfeitos com a participação do Hemorio na campanha Missing Type. Não importa de onde você é no mundo, haverá pacientes no seu país cujas vidas dependem de transfusões. Eu realmente espero que essa iniciativa inspire mais pessoas a tomarem a decisão de doar sangue para começar a salvar vidas. Esperamos que, trabalhando juntos, possamos reverter o declínio internacional de novos doadores – afirma Jonathan Latham, representante da NHS Blood and Transplant e coordenador da campanha em todo o mundo.

Em 2015, ano em que a ação foi lançada, mais de 60 influenciadores digitais em todo o mundo apoiaram a ação no Twitter, alterando seus nomes de usuários. Também no Twitter, cerca de mil empresas aderiram e as hashtags #NationalBloodWeek e #MissingType foram usadas mais de 21 mil vezes naquela rede social. O perfil da campanha no Instagram teve crescimento de 66% em apenas uma semana. No Facebook, cerca de 500 mil pessoas se engajaram na iniciativa. Confira o vídeo da campanha de 2015: https://youtu.be/jijLlDKnHy4

Para doar sangue, basta estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 de idade e pesar mais de 50kg. Não é necessário estar em jejum, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais, que pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br<http://www.hemorio.rj.gov.br>). Quem fez tatuagem recentemente deve esperar seis meses para doar.

Compareça ao Hemorio e doe sangue. A unidade, na Rua Frei Caneca, 8, ficará aberta durante todo o período do Rio 2016 (com exceção para o dia 21/08). Também há outros centros de doação de sangue em funcionamento na cidade e no estado. Para mais informações, ligue para o Disque Sangue: 0800 282 0708.

• Apoie a campanha no Twitter, Facebook e Instagram usando a #MissingType.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!