Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de janeiro de 2019
Problemas com medicamentos? Registre no VigiMed

Problemas com medicamentos? Registre no VigiMed

Medicamentos são feitos e testados para aliviar sintomas e tratar problemas de saúde. Mas, assim como acontece com as vacinas, embora não seja a regra, mas sim a exceção, reações inesperadas podem ocorrer.

Claro que, em caso de reações adversar o médico deve ser consultado, mas, caso isso ocorra, é possível, também, registra isso no VigiMed, o sistema da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para notificação de reações inesperadas a medicamentos e vacinas.

O VigiMed está disponível desde o dia 10 de dezembro e, atualmente, conta apenas com o Módulo Cidadão e Profissionais de Saúde. Por isso, neste período inicial de implantação, o VigiMed deve ser utilizado somente por cidadãos (usuários de medicamentos) e por profissionais de saúde não cadastrados no Notivisa.

Importância da notificação

A comunicação voluntária de problemas com medicamentos e vacinas é um dos focos de atuação da Anvisa. Para isso, a Agência conta com a participação da população e dos profissionais de saúde neste registro de ocorrências, por meio do VigiMed. Essa ação é importante para fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e, consequentemente, para melhorar a segurança dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro.

No caso de problemas ou eventos adversos com o uso do medicamento, é importante notificar principalmente as reações graves: aquelas que resultam em óbito, risco de morte, hospitalização, prolongamento da hospitalização, anomalia congênita e incapacidade persistente ou permanente, além de reações não descritas na bula. Para isso, não é necessário ter certeza de que o medicamento é a causa da reação. A suspeita é suficiente.

Após a comunicação do problema com um desses produtos, a Anvisa identifica, avalia e monitora a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro. O objetivo do monitoramento é garantir que os benefícios do uso dos medicamentos sejam maiores que os riscos causados.

Clique aqui para acessar o VigiMed.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!