Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
15 de julho de 2019
Unicef alerta para grupos antivacina que espalham medo nas redes sociais

Unicef alerta para grupos antivacina que espalham medo nas redes sociais

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou recentemente para as ações de grupos antivacinação que disseminam ceticismo e informações equivocadas quanto às vacinas. Agindo nas redes sociais, esses coletivos criam, segundo o Unicef, confusão e alimentam medos entre os pais.

Para a diretora-executiva do UNICEF, Henrietta Fore, a desinformação sobre as vacinas é tão perigosa quanto uma doença. Ela lembra que a vacinação salva até 3 milhões de vidas todos os anos. O que significa mais do que cinco vidas salvas a cada minuto.

De acordo com a agência da ONU, existem 20 milhões de crianças no planeta que não foram vacinadas ou que não receberam todas as devidas doses de imunização. Ainda segundo o Unicef, em 2017, 1,5 milhão de meninos e meninas morreram de doenças que poderiam ter sido prevenidas por vacinas.

Esse cenário deve-se a lacunas no acesso à atenção primária de saúde, incluindo aos serviços de imunização — um problema que é agravado pela fragilidade dos sistemas de saúde, pela pobreza e por conflitos armados.

A esses desafios, somam-se atitudes de desprezo e de ceticismo quanto à segurança e à efetividade das vacinas. O fenômeno é alimentado pela divulgação deliberada em meio online de informações incorretas sobre a prática da imunização.

Fonte: ONU

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!