Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
15 de julho de 2019
Dia nacional do Homem: bomba tô fora!

Dia nacional do Homem: bomba tô fora!

Bomba tô fora! Este é o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para a campanha pelo Dia Nacional do Homem (15 de julho) deste ano. O assunto foi em função de muitas complicações ocasionadas por uso inadequado de hormônios.

A testosterona é o hormônio sexual mais importante produzido pelo homem. Existem, sim, situações legítimas, diagnosticadas por um médico, em que se deve usar a testosterona. Nos casos em que há deficiência desse hormônio, o uso traz inúmeros benefícios ao homem, melhorando a qualidade de vida e a saúde.

Mas, segundo a SBEM, a testosterona é usada por homens saudáveis, sem qualquer indicação médica, com o objetivo de ganho de massa muscular, melhora do desempenho sexual e efeito antienvelhecimento. A testosterona não está aprovada para uso nessas situações e seus riscos são maiores que seus benefícios, incluindo infertilidade, problemas cardíacos, hepáticos e prostáticos.

Portanto, o uso da testosterona deve ser feito nos casos em que há deficiência confirmada e sempre sob supervisão médica. O tratamento deve ser monitorizado periodicamente e cada consulta deve reconsiderar riscos e benefícios.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!