01 de dezembro de 2019
Dezembro Vermelho - Dia internacional de luta contra AIDS
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em 27 de outubro de 1988.
A sigla AIDS vem do inglês Acquired Immunodefiecience Syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.
O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. O HIV pode ser transmitido por meio de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas, por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, e da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Atenção: Beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!
Um dos focos para a prevenção é a realização do teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, disponível na rede do SUS desde 1999.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras IST consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções;
A PEP para HIV é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV.
O mês de dezembro marca a mobilização nacional de prevenção ao HIV/AIDS
e outras infecções sexualmente transmissível (IST). O objetivo é informar a
população sobre os sinais e sintomas, prevenção e contágio da doença,
importância do diagnóstico e tratamento precoce, além de combater o
preconceito às PVHA.
Em 2013, novas estatísticas ilustraram que as mortes relacionadas com a AIDS
diminuíram em 30% desde 2001. As infecções em crianças também diminuíram
em 52%, e 33% em adultos. Estes dados são globais e demonstram que o
compromisso da informação por meio de campanhas relacionadas com a data
pontual surte efeito.