Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de março de 2012
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: desinformação ainda é desafio

A desinformação sobre os sintomas e processo de cura da tuberculose ainda é um grande desafio no combate à doença no Estado do Rio de Janeiro. Marcando o Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de março – e visando aumentar a conscientização da população, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) realizou nesta sexta-feira (23), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com o Fórum de ONGs, Cruz Vermelha Brasileira e o Fundo Global de Combate à Tuberculose, a campanha “Rio Sem Tuberculose”.

Durante todo o dia, representantes da SES e de ONGs se uniram na distribuição de folhetos e cartilhas com informações sobre o que é a doença, como ela se dissemina e como curá-la. O público que circulou pela Cinelândia também conferiu apresentações do coral Projeto Partitura e de teatro. As informações sobre contágio e tratamento também figuraram em jogos lúdicos, como um jogo da memória, que atraiu a atenção de que passava.

- Ainda há muita desinformação entre as pessoas, mas a situação sócioeconômica ruim da população é o mais grave. Quem não tem nada se preocupa em comer, mas mora em qualquer cubículo. E é nesses lugares que a tuberculose se prolifera, em locais muito aglomerados e sem sol. É preciso melhorar as condições de moradia da população – afirma a Coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da SES, Ana Alice Pereira.

Estatísticas - De acordo com a última pesquisa realizada pelo Programa, de 2000 a 2010 a taxa de incidência passou de 91,2 para 70,7 casos por 100.000 habitantes. Em 2004, o estado do Rio de Janeiro apresentava menos de 20% dos seus casos com resultado do tratamento conhecido. Foi realizado um trabalho para mudar este indicador e, já em 2009, foi alcançado 95,8% dos casos com resultado conhecido.

Em 2009, o Estado contabilizou 14.534 casos notificados, sendo 5.924 novos casos. A taxa de cura dos casos de tuberculose no estado foi de 69,2%. e o abandono foi de 15,8%. Em 2010, o número de casos notificados caiu para 14.302. Desses, 5.881 foram novos casos, com 61% de cura e 12,8% de abandono de tratamento. De acordo com o último boletim, o Estado do Rio de Janeiro tem taxa de incidência da doença de 70,7/100.000 habitantes.

No Estado, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é a responsável pela grande maioria dos casos de tuberculose, registrando um total de casos notificados de 11.113 e incidência de 87,1/100.000 habitantes. Isso se deve à grande densidade demográfica da região, de 5.269,20 habitantes/km², de acordo com o censo demográfico de 2010.

- Além de investir na disseminação da informação, também estamos trabalhando para melhorar a qualidade da notificação dos casos. Há muita gente que mora em favelas e, para fins de notificação, informam endereços em bairros próximos – alerta Ana Alice.
Tratamento – Por ser um tratamento longo, ainda são altos os índices de abandono. Em 2009 essa taxa foi de 15,8% e em 2010, de 12,8%. De acordo com Ana Alice, o abandono de tratamento tem a ver com grau de informação e com o acolhimento recebido nas unidades de atendimento básico.

- Se o paciente não se sente bem acolhido ao ser diagnosticado ele não retorna para o tratamento e não toma o remédio adequadamente. Mas alguns municípios têm apresentado bons indicadores de tratamentos concluídos com sucesso – afirma.
Moradora de Senador Camará, a aposentada Marlene Paulino Rodrigues está curada de tuberculose. Ela é portadora do vírus HIV e teve tuberculose em 1998. Marlene descobriu a doença durante um exame pré-operatório.

- Entrei em pânico porque precisava fazer a operação na época. Depois de dois meses de tratamento já pude ser internada, mas não desisti ali. Por ser soropositiva precisava me curar totalmente. O tratamento era rigoroso, eu passava mal, mas não desisti. Minha vontade de querer viver e ver meus netos foi maior – conta, orgulhosa, Marlene.

Tuberculose - É uma doença infecto-contagiosa, causada pelo bacilo de Koch e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges, membrana que protege o sistema nervoso central. A transmissão é feita via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente, à moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.

Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois após 15 dias sendo medicado o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes.

Dia Mundial - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do Descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882), pelo Dr, Robert Koch.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!