Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de março de 2012
Campanha 10 Minutos Contra Dengue chega ao Vidigal

Campanha 10 Minutos Contra Dengue chega ao Vidigal

O Vidigal, na Zona Sul do Rio, recebeu hoje, dia 17 de março, uma ação da campanha 10 Minutos Contra Dengue. Cerca de 400 moradores da região passaram a tarde na praça principal da comunidade assistindo a 13 lutas de boxe disputadas por alunos do projeto Todos na Luta, do lutador Raff Giglio, que, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e da Defesa Civil, ajudou a divulgar ações de combate à dengue. Durante o evento, 40 agentes de saúde orientaram a população sobre a campanha com a distribuição de folders, ventarolas e capas de caixa d’água, além de disponibilizar um microscópio que mostra as fases do mosquito Aedes Aegypit.

Os agentes também percorreram 383 casas da comunidade verificando possíveis criadouros de focos do mosquito e distribuindo capas para caixa d’água. Os mosquitões da dengue, personagens já conhecidos nas ações da campanha, animaram quem estava presente. O evento também contou com a participação de integrantes do grupo Nós do Morro, que cantaram para o público.

- Acho muito importante pra nós, moradores, saber como podemos ajudar pra combater o mosquito. È interesse nosso que essa doença não atinja nossa família e nossos filhos – lembrou a dona de casa Maria da Conceição de Souza, que acompanhou a competição na torcida por um vizinho, que estava entre os lutadores.

Durante o evento, houve, ainda, distribuição de camisinhas e kits de higiene bucal pela Secretaria Municipal de Saúde e panfletos contra as drogas pela Unidade de Polícia Pacificadora local.

- Queremos estender cada vez mais a campanha dos 10 Minutos Contra Dengue para outras comunidades do Rio de Janeiro. Levar a informação à população é fundamental para que possamos vencer a guerra contra o mosquito. Todos têm que saber do seu papel nesse combate e, só assim, conseguiremos evitar uma possível epidemia. E fazer esse trabalho com as crianças, que ajudam a disseminar a informação em suas casas e vizinhança, é muito importante – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Sério Côrtes.

O projeto - O Instituto Todos na Luta funciona dentro do Vidigal há um ano e meio e atende a cerca de 100 crianças e adolescentes entre 9 e 22 anos, a grande maioria moradores da comunidade. Além dos treinos, eles recebem lanche, cesta básica, bolsa-auxílio mensal e suporte de assistente social e pedagoga. Alguns dos alunos do projeto já competem profissionalmente, inclusive em eventos fora do estado do Rio.

10 Minutos Contra Dengue - Este é o tema da campanha 2011/2012 e é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra aproximadamente 80% dos focos. A iniciativa idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.

O exemplo de controle dos casos de dengue em Cingapura serviu como base para que os especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) desenvolvessem o conceito das ações de combate ao mosquito transmissor. A campanha "10 Minutos Contra a Dengue" foi implementada pela SES e é o tom do alerta aos municípios e à população para evitar uma epidemia.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!