Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de fevereiro de 2012
Em um ano, Estado amplia em mais de 200% o número de mamografias realizadas

Em um ano, Estado amplia em mais de 200% o número de mamografias realizadas

O câncer de mama deve fazer 52.680 novas vítimas no Brasil em 2012. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) ainda prevê que o Rio de Janeiro terá a maior taxa do país, com 94,93 casos para cada 100 mil mulheres. Para controlar o aumento de ocorrências, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende estimular a realização de radiografias de mama com o objetivo de conter a doença no início, através do diagnóstico precoce e do rastreamento entre mulheres saudáveis.

- Ainda que os nódulos não sejam notados é importante fazer a prevenção através da mamografia. Quando a doença está no começo e a lesão é bem pequena, o tratamento é mais eficiente. Em caso de anormalidade, a paciente deve buscar prontamente o serviço de saúde - informa Risoleide Figueiredo, coordenadora da área de Detecção Precoce e Vigilância do Câncer da SES.

Rio Imagem e Hospital da Mulher contribuiram - Em 2011, foram realizadas 16.607 mamografias no Hospital Estadual Heloneida Studart e no Rio Imagem, as duas unidades que fazem o exame na rede estadual. O número representa um acréscimo de 247% em relação ao ano anterior. Só no Rio Imagem foram feitas 1.712 mamografias, inclusive com biópsia. A unidade, inaugurada em 9 de dezembro do ano passado, atingiu a marca em pouco mais de 40 dias de funcionamento.

Ainda está previsto para março deste ano a aquisição de um segundo aparelho de ressonância magnética no Rio Imagem, indicado para detectar tumores em mamas densas (de pacientes jovens ou submetidas a radioterapia) e mulheres com prótese de silicone. O diagnóstico é inédito na rede pública estadual. Com o novo equipamento, avaliado em R$ 2,5 milhões, a unidade será capaz de realizar 1.700 exames por mês.

Faixa etária maior para facilitar o diagnóstico - Para detectar precocemente o câncer, a Secretaria de Estado de Saúde vai ampliar a faixa etária recomendada para a realização da radiografia da mama, incentivando o exame bienal acima dos 40 anos para pacientes com lesões não palpáveis. Dez anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. Para mulheres com histórico familiar de câncer, a recomendação é que esse grupo receba acompanhamento médico e faça mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Também conhecida como a doença silenciosa, o câncer de mama muitas vezes surge sem alarde. Foi assim com a farmacêutica F., de 32 anos. Durante o banho, ela sentiu uma pequena anormalidade no seio direito e procurou um ginecologista. Porém, como a paciente não se enquadrava em nenhum dos casos de risco, o médico apenas prescreveu uma medicação para dissolver o nódulo. Como não houve melhora, F. foi então a um mastologista. Já na primeira consulta, o especialista pediu uma mamografia, que revelou o diagnóstico: câncer. Infelizmente, a demora para a correta avaliação fez com que o problema se alastrasse, restando como única opção à F. a retirada da mama.

- Cada vez mais cedo surgem casos de câncer de mama em mulheres sem histórico ou qualquer outro sinal de risco justificável. São pessoas ativas, a maioria na faixa dos 40 anos, no auge da vida. Elas são pegas de surpresa pela doença inesperada e perdem o rumo – informa a psicóloga Jussara Maria da Silva, coordenadora do Clube das Amigas da Mama, em Mesquita. O grupo atende cerca de quarenta mulheres que passaram pela mastectomia radical. "Recebemos pessoas abaladas emocionalmente e procuramos dar um novo significado a vida delas. É uma doença cruel. Estar com câncer é como ter sempre uma espada sobre a cabeça."

Fatores da doença - Além da faixa etária, outros fatores também estão relacionados ao surgimento da doença, como hereditariedade, alta densidade da mama e problemas associados ao ciclo reprodutivo da mulher. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos ou não ter filhos - mulheres que se encaixem nesses perfis devem buscar orientação médica. Outros motivos ligados ao estilo de vida também podem levar ao câncer. Nesse caso, o alerta fica por conta de fatores como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal e até estresse.

- A adoção de hábitos saudáveis e uma prática diária de exercícios físicos podem prevenir a doença. Vale a pena manter uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e cereais, além de reduzir o consumo de sal e açúcar no dia a dia – explica Risoleide. Segundo pesquisa do INCA, através de uma alimentação balanceada e a prática atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!