Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home :: Saiba como se cuidar :: Serviços :: Profilaxia Pós-Exposição Sexual
Profilaxia Pós-Exposição Sexual

Profilaxia pós-exposição sexual – PEP sexual – é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos (coquetel) até 72 horas após a relação sexual a fim de diminuir o risco de transmissão do HIV – vírus da aids. Deve ser utilizada em situações excepcionais: não uso do preservativo ou falha na sua utilização como rompimento do mesmo durante a relação sexual.

Seu risco aumenta se você teve contato sexual sem preservativo com alguém que tem o HIV ou com segmentos populacionais mais vulneráveis ao vírus – usuário de drogas, profissional do sexo, homem que faz sexo com homem por exemplo. Apenas o profissional de saúde poderá avaliar seu risco e se há indicação da PEP sexual!

Clique aqui para saber os serviços disponíveis em vários municípios de Estado.

Clique aqui para saber os serviços disponíveis na capital do Estado.

Clique aqui para saber mais sobre PEP.


Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

Os CTAs são serviços de saúde que tem como objetivo a realização de testes para identificar e prevenir as seguintes doenças: Hepatites B e C, AIDS e sífilis, de forma ágil e gratuita. Os testes são realizados em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Antes da testagem o usuário participa da atividade de aconselhamento, que ocorre de forma coletiva. A entrega do resultado do teste é realizada de forma individual preservando assim, o sigilo do resultado, que constitui um direito de todos aqueles que realizam a testagem.

A finalidade do aconselhamento é orientar e esclarecer dúvida e/ou questionamento relacionado à DSTs e HIV/AIDS e hepatites e construir estratégias dialogadas (entre o usuário e o profissional de saúde) de prevenção.

Independente do resultado do teste, deve ser garantido ao usuário do serviço o acompanhamento de uma equipe de profissionais de saúde capacitados para orientá-lo acerca do resultado do teste e reforço das medidas e formas de prevenção, considerando a realidade e o contexto de cada um.

Em caso de resultado reagente,deve ser garantido a imediata vinculação ao serviço assistencial adequado, considerando as necessidades do usuário. Além de realizar os encaminhamentos necessários a rede de atendimento de referência.

Confira aqui a relação dos centros de testagem atuantes no Estado do Rio de Janeiro!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!