Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de outubro de 2017
SES promove Dia D pelo Outubro Rosa

SES promove Dia D pelo Outubro Rosa

Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, a partir das 9h, a Secretaria de Estado de Saúde realiza o Dia D pelo Outubro Rosa - o movimento mundial que visa chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, no Rio Imagem, no Centro. As pacientes que passarem pelo local poderão visitar uma exposição fotográfica sobre mulheres que venceram a doença. Além disso, o tatuador Beto Tattoo estará no local cadastrando mulheres que passaram por uma mastectomia, para oferecer a tatuagem de reconstrução do mamilo gratuitamente. O evento terá a presença do secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. e da primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim Cautiero.

Neste dia, para reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, o Rio Imagem vai funcionar em um esquema especial, oferecendo vagas extras para o exame de mamografia, que foram previamente agendadas pelos municípios. O Palácio Guanabara também vai aderir à campanha e estará iluminado com a cor rosa, para lembrar a luta contra a doença.

- Felizmente conseguimos retomar 100% dos serviços do Rio Imagem e colocar todos os exames à disposição da população. A realização da mamografia não é uma atribuição do Estado, mas mesmo assim estamos atendendo toda a demanda que chega para nós. Não temos pacientes aguardando vaga. As mulheres encaminhadas ao Rio Imagem levam em média, 15 dias para agendar a mamografia e após se submeterem ao procedimento, o resultado sai em até 7 dias. Caso seja preciso fazer uma biópsia, a paciente é encaminhada automaticamente a realizar lá mesmo o procedimento. É uma corrida contra o tempo, por isso o diagnóstico precoce é tão importante. – ressalta o secretário de saúde do Estado, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O Rio Imagem receberá a exposição do Projeto Peito Aberto, "Resiliência - Elas Passaram Pelo Câncer de Mama", com fotos de modelos do grupo “Poderosas Amigas da Mama”, formado por mulheres que venceram o câncer. São pacientes que se conheceram fazendo a fisioterapia mastológica, um dos principais tratamentos para quem teve a doença e que auxilia na recuperação pós-mastectomia. Mulheres que superaram a doença e posaram para as fotos para mostrar como é possível dar a volta por cima, vencer essa etapa e resgatar a feminilidade.

O evento terá também o apoio do tatuador Roberto Santos, o Beto Tattoo, que realiza um projeto de reconstrução do mamilo em mulheres que passaram pela mastectomia. Ele oferece o serviço gratuitamente durante todo o ano em seu estúdio e durante o Dia D, cadastrará as mulheres interessadas em fazer o desenho.

- Eu comecei a desenvolver esse trabalho porque uma vizinha que nasceu com um problema no seio me pediu para reproduzir o desenho do mamilo nela. E foi tão bom que eu comecei a ser procurado pelas pessoas, principalmente pelas que tiveram câncer. Então eu decidi fazer isso gratuitamente. Eu costumo dizer que o meu pagamento é um abraço. Eu faço a tatuagem e recebo muito afeto, isso é o maior retorno – explicou o tatuador.

O Câncer de mama

Esse é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no ano passado, a previsão era mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

A importância do diagnóstico precoce

O Rio Imagem disponibiliza mensalmente cerca de 6 mil vagas para a realização do exame. A indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Mas em casos específicos, como casos da doença na família, a recomendação dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos. Além disso, o Ministério também preconiza que o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento seja de até 60 dias.

- Quando detectado em fases inicial, há mais chances de tratamento e cura. O autoexame também é muito importante. A paciente precisa observar qualquer sintoma fora do comum e conversar com o seu médico. A mamografia é o principal método de triagem para detectar precocemente os tumores de mama. Por isso o médico deve fazer o alerta e explicar ao paciente a importância de realizar esse exame. – Bruno Kozlowisk, chefe de ginecologia do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

Programação Dia D

9h - Abertura do evento, com participação do secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior; a primeira-dama Maria Lucia Horta Jardim Cautiero e o produtor executivo da exposição, Alessandro Swinerd.

9h30 - Abertura da exposição "Resiliência - Elas Passaram Pelo Câncer de Mama", com palestra das modelos que venceram a doença.

10h - Visitação à exposição.

10h30 - A partir deste horário a equipe de tatuadores cadastrará as mulheres interessadas em fazer a tatuagem

11h - Coffee Break.

 

Dia D do Outubro Rosa

Data: 17/10 - terça-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Rio Imagem - Avenida Presidente Vargas, 1.733, Centro

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!