Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de outubro de 2017
Outubro Rosa: secretário de Saúde anuncia mutirão para diagnóstico e retomada do mamógrafo móvel

Outubro Rosa: secretário de Saúde anuncia mutirão para diagnóstico e retomada do mamógrafo móvel

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr. anunciou na manhã desta terça-feira, dia 17/10, durante o Dia D pelo Outubro Rosa, no Rio Imagem, um mutirão da SES para zerar a fila de diagnóstico para o câncer de mama. Luiz Antônio informou também que a partir de novembro o mamógrafo móvel - caminhão itinerante para realização de mamografia - retomará os serviços, percorrerá as cidades oferecendo exames e dando apoio aos municípios. A ação também contou com a presença de Liliane Pinneli diretora do RioSolidário, apoiador do evento.

- Vamos fazer um mutirão e zerar a fila de pacientes que aguardam exames para diagnóstico desse tipo de câncer dentro do Estado do Rio. Além disso, a partir de novembro, retomaremos o serviço do mamógrafo móvel, especialmente em municípios que não contam com o equipamento. O objetivo é que as mulheres tenham diagnóstico precoce aumentando as chances de cura da doença. – disse Luiz Antonio.

O evento contou ainda com a exposição do Projeto Peito Aberto, "Resiliência - Elas Passaram Pelo Câncer de Mama", com fotos de modelos do grupo “Poderosas Amigas da Mama”, formado por mulheres que venceram o câncer. Uma delas, Magali Reis, a Meg, de 49 anos, moradora de São João de Meriti, participou da ação no Rio Imagem e deixou um recado para quem está enfrentando a doença.

- Eu venci o câncer e estou viva, toda mulher é guerreira e pode superar isso também. Eu sempre fui muito vaidosa e com a doença tive que retirar um pedaço do meu seio. Quando me convidaram para fazer parte do ensaio fotográfico tive um pouco de vergonha, mas logo decidi participar. É preciso ter garra e fé, hoje sei que minha foto também pode ajudar outras mulheres a retomar a autoestima – disse Meg.

O Dia D também teve o apoio do artista Beto Tattoo, que ofereceu tatuagens gratuitas feitas durante o evento, com o laço rosa, a marca da campanha. O artista também cadastrou mulheres que passaram pela mastectomia para oferecer a tatuagem de reconstrução do mamilo gratuitamente em seu atelier. A dona de casa Leda Paixão, de 46 anos, teve câncer de mama aos 37 e foi ao local para entrar na lista de espera pela tatuagem.

- No meu caso, por causa do câncer, foi preciso retirar quase todo o seio esquerdo. Então eu fiquei sabendo desta ação e quis vir aqui hoje para tentar fazer o desenho. Estou muito feliz pois hoje é meu aniversário e vou ganhar de presente a tatuagem de reconstrução do mamilo já na semana que vem. Isso é muito importante para mim – explicou Leda, que também fez o laço rosa no antebraço durante o evento, como forma de lembrar que já superou a doença.

No momento em que chegou ao Rio Imagem o secretário de saúde foi homenageado pelas integrantes do grupo Poderosas Amigas da Mama que cantaram para ele e agradeceram todo o apoio à causa.

- Fico muito agradecido com essa demonstração de carinho, o grupo das Poderosas me ensinou o quanto é importante o apoio na vida da mulher quando ela descobre uma doença tão difícil quanto o câncer de mama. O trabalho de vocês oferece muito mais que uma recuperação pós mastectomia, representa o resgate da vontade de viver e da dignidade. A ideia da exposição fortalece a importância da autoestima para a recuperação dos pacientes.

O câncer de mama


Esse é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no ano passado, a previsão era mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

A importância do diagnóstico precoce

O Rio Imagem disponibiliza mensalmente cerca de 6 mil vagas para a realização do exame. A indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Mas em casos específicos, como casos da doença na família, a recomendação dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos. Além disso, o Ministério também preconiza que o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento seja de até 60 dias.

- Quando detectado em fases inicial, há mais chances de tratamento e cura. O autoexame também é muito importante. A paciente precisa observar qualquer sintoma fora do comum e conversar com o seu médico. A mamografia é o principal método de triagem para detectar precocemente os tumores de mama. Por isso o médico deve fazer o alerta e explicar ao paciente a importância de realizar esse exame. – Bruno Kozlowisk, chefe de ginecologia do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

Foto: Divulgação SES/ Maurício Bazílio

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!