Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de fevereiro de 2018
Secretário visita Cantagalo e Angra e reforça ações do Estado contra a febre amarela

 

Secretário visita Cantagalo e Angra e reforça ações do Estado contra a febre amarela

Em reforço ao compromisso da Secretaria de Estado de Saúde com os municípios no combate à febre amarela, o secretário Luiz Antonio Teixeira Jr. e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, acompanharam, neste sábado (03/02), a vacinação nos municípios de Cantagalo, na Região Serrana, e Angra dos Reis, no Sul Fluminense. Eles visitaram locais de vacinação, e o secretário ressaltou a importância da imunização no combate à doença.

- Estamos aqui reforçando o quanto é importante esta parceria com os municípios. Mesmo com Cantagalo fazendo a vacinação de bloqueio desde o ano passado, algumas pessoas ainda resistem a se imunizar, e o município registrou casos em humanos em 2018. Apoiamos essa ação de hoje, fazendo busca ativa nas residências, trazendo as pessoas para estarem vacinadas. Só tem uma maneira de combater a febre amarela, e nós temos que chamar a população – afirmou o secretário, no primeiro município visitado.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, esteve no município acompanhando a ação, que também teve apoio da corporação.

- Esta ação é muito importante. Tudo que envolve a vida não nos é indiferente. E contra a febre amarela, tem que vacinar – afirmou.

Já em Angra dos Reis, o secretário de Saúde e o subsecretário acompanharam a vacinação em Ilha Grande e se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Renan Vinicius, e o secretário de Governo da cidade, Vinicius Barbosa, para alinhar estratégias da ação.

- Nós estamos com ações programadas no Estado inteiro, dentro da campanha estadual de vacinação, que acontece desde o ano passado. A SES está acompanhando a prefeitura de Angra neste reforço da vacinação aqui em Ilha Grande, onde foi confirmado um caso, para que, não só a a população daqui esteja protegida, mas quem vier visitar também, ainda mais com a proximidade do carnaval. A recomendação é que quem vier à Ilha Grande esteja vacinado, lembrando que é preciso um intervalo de 10 dias para que a vacina tenha efeito.

As autoridades da região destacaram a importância da presença do Estado e do reforço na vacinação para quem mora ou frequenta a região, principalmente após a confirmação do primeiro óbito pela doença e também de um caso confirmado em macaco no município, justamente na Ilha Grande. A recomendação da SES é que pessoas não-vacinadas em até dez dias antes da visita não frequentem a Ilha Grande.

- Assim que tivemos a suspeita, encaminhamos o material para que fosse avaliado e tivemos agora a confirmação. A estratégia vai sendo ajustada à medida que os casos vão surgindo, conforme orientação do governo, e estamos aqui reforçando mais uma vez a vacinação no Abraão para que consigamos chegar a praticamente 100% da população imunizada - destacou o secretário de Governo de Angra dos Reis.

População aprova ações nos municípios

Com casos confirmados nos municípios, a população local procurou os pontos de vacinação para tomar a vacina.

- Depois de tanto se falar sobre a febre amarela, resolvi vir me proteger também. Fui ao médico porque faço tratamentos de saúde e tomo alguns remédios, mas fui liberada pelo médico pra me vacinar - enfatiza a moradora de Ilha Grande, Elizabeth Avelino, de 64 anos.

Moradora de Campo Grande, Sueli Pantaleão, 66 anos, frequenta Ilha Grande e não perdeu tempo em se vacinar.

- Com esses casos surgindo e por vir com frequência à Ilha Grande, a gente fica preocupada de pegar a doença, então resolvi me prevenir. Meu marido e meu filho já tomaram, faltava só eu. Agora a família já está imunizada – relatou.

Thais de Medeiros, 24 anos, destacou a organização da vacinação.

- Acabei de ver na internet o caso confirmado que aconteceu aqui na região e fiquei preocupada. Já me vacinei. Pouca fila, tudo organizado, está ótimo!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!