Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
06 de dezembro de 2016
Chikungunya: sintomas, tratamento e prevenção

Chikungunya: sintomas, tratamento e prevenção

Febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. Você sabe de que doença são estes sintomas? Se pensou em dengue, não está errado, mas estes também são sintomas da chikungunya e é sobre isso que queremos falar.

Embora os sinais e sintomas de dengue e chikungunya sejam parecidos, a intensidade pode ser diferente. A dor nas articulações (artralgia), por exemplo, geralmente é mais intensa nos casos de chikungunya. Além disso, eventualmente podem surgir quadros mais crônicos, com sinais e sintomas que podem se arrastar por meses.

A diferenciação clínica dos casos pode ser difícil, sendo importante que os médicos acompanhem e tratem os sintomas de cada paciente conforme eles forem surgindo, pois não há tratamento específico, sendo o tratamento dos sintomas a principal ferramenta no manejo clínico adequado.

Tratamento

Independentemente de exames para diferenciar qual é doença, o importante mesmo é que o paciente procure atendimento médico assim que os sintomas apareçam, já que o tratamento é realizado sobre os sintomas que o paciente vai desenvolvendo.

Não existem medicamentos específicos para combater os vírus, o tratamento é sintomático. Ou seja, assim como nos casos de dengue, não há um tratamento específico, apenas para aliviar os sintomas.

Os sintomas são tratados com medicação para a febre e as dores articulares. Na fase aguda, não é recomendado o uso de ácido acetil salicílico (AAS) e antiinflamatórios não hormonais (AINH) devido ao risco de hemorragia. Não é necessário o isolamento. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

A internação é aconselhada apenas nos casos que apresentarem maior gravidade. Em geral, o paciente se recupera em dez dias após o início dos sintomas. No entanto, caso as dores nas articulações persistam, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.

Mas é importante que o médico acompanhe o paciente de tempo em tempo solicitando que ele retorne para novas avaliações clínicas e, lembrando sempre, de listar os sinais de alarme que são: letargia ou irritabilidade, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, aumento progressivo ou repentino do hematócrito, hipotensão postural, entre outros.

Prevenção

Com a aproximação do verão, é natural que os casos das doenças transmitidas pelos Aedes aegypti – além da chikungunya e da dengue ele também transmite a zika – e os especialistas tem alertado sobre a possibilidade de o país vir a enfrentar uma epidemia de chikungunya. Portanto, mais do que nunca, prevenção é fundamental!

É fundamental que todos façam sua parte. Na prática, isso significa verificar locais em que a água possa se acumular, tanto na área interna quanto na área externa da residência. Mas, atenção: isso deve ser feito semanalmente! Este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana será possível evitar o nascimento de novos mosquitos. Faça sua parte e aproveite a primavera!

Saiba mais sobre chikungunya.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!