Home Informações técnicas Capacitações e Treinamentos Evento
14 de junho de 2013
Seminário de Emergências em Saúde Pública

O Estado do Rio de Janeiro é frequentemente acometido pelas emergências em saúde pública, seja por surtos ou por desastres, e será palco de eventos de massa de repercussão internacional nos próximos anos, o que aumenta o risco de introdução e disseminação de doenças, devido ao aumento do contingente e do fluxo populacional de diversas partes do mundo. Para que a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esteja preparada para dar a resposta a qualquer evento de importância de saúde pública é imprescindível o aprimoramento da capacidade de vigilância e resposta dos eventos que possam consistir em Emergências em Saúde Pública.

Nessa perspectiva o CIEVS-RJ organizou Seminário sobre as Emergências em Saúde Pública, abordando os seguintes temas: desastres, surtos e epidemias. Foram convidados 35 municípios, selecionados a partir de critérios específicos: municípios com mais de 100.000 habitantes, municípios com maior risco de ocorrência de desastres, e aqueles que sediarão eventos de massa.

No primeiro dia as atividades desenvolvidas foram na temática dos desastres, incluindo mesa-redonda, com a presença do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), Carlos Machado; e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES-RJ, Rita Vassoler. Foram apresentados conceitos fundamentais de desastres e saúde pública e a atuação da SES-RJ no episódio do desastre da região serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

O segundo dia houve a mesa redonda denominada Surtos e Epidemias: O papel das três esferas de gestão. Os integrantes da mesa foram: Wanderson de Oliveira, coordenador de vigilância e resposta às emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, que apresentou as diretrizes nacionais nesse campo; Gilson Reis, coordenador do CIEVS, que expôs as diretrizes estaduais; e Lucy Pires, responsável pela investigação e resposta do surto de meningite em Cabo Frio, que apresentou a experiência municipal.

Ainda, houve atividades participativas sobre desastres e surtos e epidemias. Os participantes foram distribuídos em 3 subgrupos e na plenária final forma apresentados os resultados das discussões nesses grupos de trabalho.

Como perspectiva, o seminário pretende pactuar com os gestores municipais dos 35 municípios prioritários, um ponto focal para detecção e monitoramento de eventos que possam consistir em Emergências em Saúde Pública, e, dessa forma, estruturar a Rede de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pelo CIEVS-RJ.

Confira as apresentações feitas no seminário:

Saúde Pública e Desastres

Resposta às Emergências de Saúde Pública

Diretrizes SES

Experiência na Região Serrana

Diretrizes municipais na investigação e resposta a um surto de doença meningocócica