Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
21 de junho de 2019
Inverno também é momento de combater e prevenir

Inverno também é momento de combater e prevenir

Aos poucos o friozinho, mesmo que discreto, já vinha anunciando a chagada do inverno. A estação que começa oficialmente no dia 21 de junho é marcada por dias mais curtos, noites mais longas, temperaturas baixas e clima seco.

Para muitas pessoas é momento de curtir este clima ameno que, sabemos, não é muito comum em boa parte do Estado do Rio de Janeiro. Bebidas quentes, chocolates, assistir a filmes enrolado no cobertor... Tudo isso combina com o inverno.

Mas há algo além disso que não pode ficar esquecido durante os meses mais frios do ano, a combate ao Aedes aegypti e a prevenção às três doenças que este mosquito transmite – dengue, zika e chikungunya.

Tradicionalmente, os meses mais frios são marcados, também, pela diminuição nos casos de dengue, zika e chikungunya. Mas não pense que, com isso, as medidas de prevenção possam ser deixadas de lado! Não podem!

Ao contrário, este é o melhor período para agir e evitar que a doença volte com força nas próximas estações. Afinal, mesmo que haja uma maior concentração de casos nos meses mais quentes, não se tratam de doenças de uma única estação e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, pode também representar perigo no inverno.

Você sabia, por exemplo, que os ovos do mosquito podem sobreviver por cerca de um ano em ambiente seco? Para a larva eclodir é preciso que o ovo entre em contato com a água, mas se o local em que ele foi depositado não for eliminado, ele ficará ali esperando o momento propício para dar origem a um novo mosquito. Portanto, basta uma chuva fraca para o perigo voltar ou retornar.

Ou seja, com a queda na temperatura o Aedes aegypti pode até se ausentar, mas não desaparece. Por isso, é fundamental manter as ações de prevenção durante o inverno. Inclusive porque hábitos não surgem da noite para o dia e, no combate à dengue, à chikungunya e à zika, não tem jeito, a prevenção deve ser transformada em hábito e incorporada à rotina.

Para se prevenir, você vai precisar de apenas 10 minutos por semana. Parece pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros – caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros – forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!