Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

A esporotricose é doença subaguda ou crônica que acomete animais e humanos. Causada pelo fungo dimórfico Sporothrix schenckii, a Esporotricose tem distribuição universal, porém é mais frequente em regiões de clima tropical e subtropical. No Brasil é a micose subcutânea mais frequente.

A esporotricose classicamente acomete pessoas que lidam com matéria orgânica já que o S. schenckii pode ser isolado de solo, plantas, palha, folhas, grãos, frutas, casca de árvores, espinhos de arbustos, roseiras, terra arada, insetos mortos, larvas, entre outros. Desta forma a doença passa a ter um aspecto ocupacional na medida que jardineiros, agricultores, floristas podem adquirir a doença ou então pessoas nas suas atividades de lazer ao lidarem com estas situações.

O papel do gato na transmissão zoonótica de esporotricose ganhou importância a partir de 1998 quando teve início na região metropolitana do Rio de Janeiro . Desde 2013 a Esporotricose é doença de notificação compulsória. A transmissão para o homem ocorre através de arranhadura e mordedura do gato.


Modo de transmissão

A infecção por S. schenckii geralmente decorre da inoculação traumática do fungo na pele com matéria orgânica contaminada. Na transmissão zoonótica, o gato é o principal envolvido. A inoculação do fungo é através da arranhadura, mordedura . Não há transmissão interhumana.


Sintomas

Forma cutâneo-linfática

A forma cutâneo-linfática é a forma mais comum, típica e de mais fácil diagnóstico, localizada geralmente nas extremidades superiores e caracterizada por uma lesão primária de pápula, nódulo, lesão nódulo-ulcerada ou placa vegetante.


Forma cutânea localizada

A lesão cutânea permanece restrita ao sítio de inoculação. É a segunda forma mais comum e pode se apresentar como uma pápula, pápulas que pustulizam e ulceram, placa com lesões eritêmato-escamosas e placa verrucosa


Aparecimento dos sintomas

O período de incubação é variável, tendo sido encontrado na literatura, variando de três dias até seis meses, com média de três semanas.


Duração dos sintomas

Depende do local e quantidade de nódulos da resposta imune do hospedeiro e do diagnóstico e tratamento adequados.


O que fazer em caso de sintomas

Procurar imediatamente atendimento médico, relatar todos os sintomas que está sentindo e quando eles começaram. Lembrando também de informar se teve contato com gatos ou solo, jardim, flores.


Medidas de controle e Prevenção

.Usar luvas e tomar cuidado ao manipular jardins ou solo, da mesma forma, quando em contato com gatos que não sejam conhecidos ou que apresentem lesões.
Se o animal for doméstico e apresentar sinais da doença, levar ao veterinário para tratamento adequado.

Tratamento dos gatos – guarda responsável.


Última atualização em: 04 de abril de 2016
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!