Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

Malária é uma doença infecciosa febril e aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários (Plasmodium) transmitidos por vetores (mosquito Anopheles).


Modo de transmissão

A transmissão ocorre através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado pelo protozoário Plasmodium. Os vetores são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidade em algumas horas da noite.

Não há transmissão direta da doença de pessoa a pessoa. Raramente pode ocorrer a transmissão por meio de transfusão de sangue contaminado ou do uso compartilhado de seringas contaminadas. Mais rara ainda é a transmissão congênita.


Sintomas

O quadro clínico típico é caracterizado por febre alta, acompanhada de calafrios, sudorese abundante e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, dependendo da espécie de plasmódio infectante. Antes de apresentarem os sinais típicos da doença, algumas pessoas exibem outros sintomas como náuseas, vômitos, fadiga e anorexia.

A doença se manifesta com uma fase sintomática inicial que se caracteriza por mal-estar, cansaço e mialgia. O ataque paroxístico inicia-se com calafrio, acompanhado de tremor generalizado, com duração de 15 minutos a 1 hora. Na fase febril, a temperatura pode atingir 41°C. Esta fase pode ser acompanhada de cefaleia, náuseas e vômitos. É seguida de sudorese intensa.

Na fase de remissão a doença se caracteriza pelo declínio da temperatura (fase de apirexia). A diminuição dos sintomas causa sensação de melhora no paciente. Contudo, novos episódios de febre podem acontecer em um mesmo dia ou com intervalos variáveis, caracterizando um estado de febre intermitente. Se o paciente não receber terapêutica específica, adequada e oportuna, os sinais e sintomas podem evoluir para formas graves e complicadas (período toxêmico), dependendo da resposta imunológica do organismo, aumento da parasitemia (número de parasitas presentes na corrente sanguínea) e espécie de plasmódio.

São sinais de malária grave e complicada: hiperpirexia (temperatura >41°C), convulsão, hiperparasitemia (>200.000/mm3), vômitos repetidos, oligúria, dispneia, anemia intensa, icterícia, hemorragias e hipotensão arterial. As formas graves podem cursar com alteração de consciência, delírio e coma, estão relacionadas à parasitemia elevada, acima de 2% das hemácias parasitadas, podendo atingir até 30% dos eritrócitos.


Aparecimento dos sintomas

O período de incubação (desde a infecção/picada até aparecimento dos sintomas) da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. Para P. falciparum, de 8 a 12 dias; P. vivax, 13 a 17; e P. malariae, 18 a 30 dias.


Duração dos sintomas

Depende do plasmódio envolvido, da parasitemia, da resposta do paciente e do tratamento realizado, podendo se apresentar com quadros cíclicos de febre e até uma forma grave da doença.


O que fazer em caso de sintomas

Procurar imediatamente atendimento médico, relatar todos os sintomas que está sentindo e quando eles começaram. Lembrando também de informar se viajou recentemente (nos últimos meses) e para onde foi.


Prevenção

Evitar a picada pelo vetor, através do uso de repelentes, mosquiteiros impregnados com inseticidas, roupas protetoras, telas em portas e janelas.


Última atualização em: 01 de abril de 2016
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!