Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, cuja evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), porém, ainda continua a ocorrer em outras partes do mundo.

 

Modo de transmissão

Principalmente por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou de portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe ao falar, tossir ou espirrar.

 

Sintomas

Em 95% dos casos a infecção é subclinica; em 4 a 8% dos casos as manifestações clínicas podem sugerir um simples quadro viral com febre, cefaleia, dor de garganta, anorexia, dores musculares e vômitos que regridem após cerca de 2 dias, em 1% dos casos poderá aparecer sinais meníngeos e em 1 a 1,6% dos casos poderá se desenvolver a forma paralítica que deixa quase sempre, como sequela, paresia ou paralisia flácida com atrofias musculares de graus variáveis.

 

Aparecimento dos sintomas

Geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias.

 

Duração dos sintomas

Nas formas paraliticas detecta-se a persistência de alguma paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.

 

O que fazer em caso de sintomas

Não existe um tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para tratamento de suporte.

 

Prevenção

A vacinação é a medida mais eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus selvagem nas Américas. Portanto, além da vacinação de rotina nos serviços de saúde, visando assegurar o mais precocemente possível a imunização adequada de todas as crianças nascidas, as campanhas anuais de vacinação são importantes para garantir um nível necessário de imunidade de grupo na população.

O Brasil adota em seu esquema vacinal básico a vacina antipólio oral (VPO - Sabin), no seguinte esquema: 1ª dose, aos 2 meses; 2ª dose, aos 4 meses; 3ª dose, aos 6 meses; reforço, aos 15 meses.
 


Última atualização em: 01 de abril de 2016
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!