Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de setembro de 2015
Estudo aponta que 90% das mulheres voltam a fumar após a gravidez

Estudo aponta que 90% das mulheres voltam a fumar após a gravidez

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, constatou que mulheres que pararam de fumar durante a gravidez têm mais chances de retomar o hábito devido ao stress enfrentado após o nascimento do bebê. Segundo a pesquisadora responsável pela análise, Caitlin Notley, 90% delas voltam a fumar no primeiro ano após a criança nascer.

Publicado na última quinta-feira (10/09), no periódico científico Addiction, o estudo analisou mais de 1.000 entrevistas realizadas com mães de bebês recém-nascidos. Os especialistas descobriram que fatores como o stress, associados a noites sem dormir, podem contribuir para recaídas. A maioria das mulheres afirmou ter parado de fumar na gravidez para proteger apenas o bebê contra os malefícios do tabagismo e não por si mesmas.

Além de prejudicar a saúde da mãe, o tabagismo pode afetar as crianças pela exposição à fumaça. O problema ainda pode se estender caso o bebê ainda esteja sendo amamentado com o leite materno. A mãe que fuma durante este período passa a nicotina do cigarro para o leite, fazendo com que a criança também absorva a substância que, como se sabe, é prejudicial à saúde.

Por isso é sempre bom lembrar: escolha uma vida saudável, sem cigarros. É um gesto de amor consigo mesma e com o bebê. Quem não fuma aproveita mais a vida!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!