Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de agosto de 2012
Campanha Nacional de Multivacinação começa no sábado

Campanha Nacional de Multivacinação começa no sábado

No próximo sábado (18/08) terá início a Campanha Nacional de Multivacinação para acerto de cadernetas. Neste período, crianças de 0 a 5 anos poderão atualizar suas cadernetas de vacinação nos postos de saúde de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso quer dizer que as crianças – aproximadamente 1 milhão no estado do Rio de Janeiro – terão a chance de completar seu esquema básico de vacinação e tomar as vacinas que, por algum motivo, não tenham feito dentro da faixa etária específica.

A campanha, uma parceria entre as Secretarias Municipais, Estaduais e o Ministério da Saúde, vai até dia 24 de agosto e tem como principal objetivo melhorar a cobertura vacinal do público infantil. Neste período estarão disponíveis algumas das vacinas do calendário básico da criança. São elas: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

- Esta é uma campanha de atualização vacinal. Estima-se que de 10 a 15% das crianças entre 0 e 5 anos possam necessitar de pelo menos uma das vacinas do calendário, considerando o histórico de cobertura vacinal no Estado do Rio de Janeiro – esclarece o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Novas vacinas - Este sábado também marcará a entrada de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação: a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP) e a Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B).

A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) será aplicada em crianças aos dois e aos quatro meses, de forma injetável. Porém, a terceira dose e o reforço dado aos 15 meses deverão ser feitos com a vacina oral (VOP), as gotinhas.

A Vacina Pentavalente é injetável e reúne em uma aplicação a tetravalente – que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e contra a meningite e outras doenças bacterianas – e a vacina contra a hepatite B. A vacina Pentavalente deverá ser administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida das crianças.

Números – Para a Campanha Nacional de Multivacinação, o Ministério da Saúde vai disponibilizar cerca de R$ 18,6 milhões. Aproximadamente 34 mil postos de vacinação estarão abertos em todo o Brasil, com 350 mil profissionais de saúde envolvidos.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!