Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de janeiro de 2013
Previna-se contra doenças renais

Previna-se contra doenças renais

Além de serem responsáveis por limpar o sangue nas impurezas do corpo, os rins controlam a quantidade de sal e água no corpo e pressão arterial e produzem hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea. Como se trata de um órgão vital para o bom funcionamento do corpo humano, fazer a prevenção das doenças renais é imprescindível.

Tudo começa pelos hábitos alimentares. Está comprovado que ingerir vegetais frescos e crus, além de priorizar alimentos integrais, impede consideravelmente o surgimento de dificuldades renais. Alimentos como repolho, alface escura, brócolis, couve-flor, aspargo, espinafre e limão, ricos em vitamina K e ácido cítrico, evitam a formação de cálculos renais. Ricos em ômega-3, a semente de linhaça, as sementes germinadas de gergelim, abóbora e girassol e os peixes de água fria também são adequados para a prevenção de doenças nos rins.

Beber muito líquido também é essencial. A água é responsável por ajudar nos processos de digestão, circulação, absorção e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir um ótimo meio de transporte de nutrientes para as células. Como diurético, ela também limpa os órgãos, evitando o desenvolvimento de pedras nos rins e cistites.

Aliada com os bons hábitos alimentares, a prática de atividades físicas regulares também não poderia ficar de fora. Ela melhora o bem-estar e a resistência daqueles que sofrem de doenças crônicas, aumentando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo a chance de complicações.

Cuidar dos rins, prevenindo-se de doenças crônicas requer disciplina e força de vontade. Alterar os hábitos da noite para o dia nem sempre é uma tarefa fácil, mas tal mudança é recompensadora, principalmente a médio e longo prazo.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!