07 de janeiro de 2013
Previna-se contra doenças renais
Além de serem responsáveis por limpar o sangue nas impurezas do corpo, os rins controlam a quantidade de sal e água no corpo e pressão arterial e produzem hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea. Como se trata de um órgão vital para o bom funcionamento do corpo humano, fazer a prevenção das doenças renais é imprescindível.
Tudo começa pelos hábitos alimentares. Está comprovado que ingerir vegetais frescos e crus, além de priorizar alimentos integrais, impede consideravelmente o surgimento de dificuldades renais. Alimentos como repolho, alface escura, brócolis, couve-flor, aspargo, espinafre e limão, ricos em vitamina K e ácido cítrico, evitam a formação de cálculos renais. Ricos em ômega-3, a semente de linhaça, as sementes germinadas de gergelim, abóbora e girassol e os peixes de água fria também são adequados para a prevenção de doenças nos rins.
Beber muito líquido também é essencial. A água é responsável por ajudar nos processos de digestão, circulação, absorção e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir um ótimo meio de transporte de nutrientes para as células. Como diurético, ela também limpa os órgãos, evitando o desenvolvimento de pedras nos rins e cistites.
Aliada com os bons hábitos alimentares, a prática de atividades físicas regulares também não poderia ficar de fora. Ela melhora o bem-estar e a resistência daqueles que sofrem de doenças crônicas, aumentando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo a chance de complicações.
Cuidar dos rins, prevenindo-se de doenças crônicas requer disciplina e força de vontade. Alterar os hábitos da noite para o dia nem sempre é uma tarefa fácil, mas tal mudança é recompensadora, principalmente a médio e longo prazo.