Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Informações técnicas Campanhas Campanha
16 de dezembro de 2014
Campanha contra Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo

A poliomelite é uma doença infectocontagiosa, causada pelo poliovírus. A infecção acontece, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O país está livre do poliovírus desde 1990 e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

O sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas. A única forma de prevenção é a vacina.

O Estado do Rio de Janeiro iniciou a campanha contra Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo no dia 8 de novembro de 2014, tendo os dias 8 e 22 do mesmo mês para mobilização nacional. A campanha foi prorrogada até 31 de dezembro de 2014.
 

Informe técnico da campanha nacional de vacinação contra a Poliomelite e de seguimento contra o Sarampo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!