Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
24 de setembro de 2014
Dia Mundial do Coração: amor pela vida é cuidar do seu coração

Dia Mundial do Coração: amor pela vida é cuidar do seu coração

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indicam que as doenças cardiovasculares (DCVs) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de pessoas. O país, ainda segundo informações da SBC, registra mais de 300 mil mortes por ano decorrentes destas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.

Por tudo isso, é muito importante que haja um dia para conscientizar e destacar os cuidados com o coração e alertar sobre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCVs. O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, tem como tema este ano: “Amor pela vida é... Cuidar do seu coração!”.

Fatores de risco

Os fatores que contribuem para o desenvolvimento das DCVs podem ser chamados de fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis. Entre os primeiros estão: tabagismo, colesterol alto, hipertensão arterial, inatividade física ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada. Já os fatores não modificáveis são: hereditariedade, idade e gênero (masculino e feminino).

Ou seja, de uma lista de 11 fatores de risco, apenas três não podem ser controlados. Portanto, prevenir as doenças cardiovasculares é possível. Para isso é preciso adotar hábitos de vida saudáveis. Para orientar a população, a SBC listou alguns passos. Confira:

  1. Tenha uma alimentação saudável;
  2. Não fique parado, movimente-se;
  3. Livre-se do cigarro;
  4. Mantenha um peso saudável;
  5. Conheça seus números. Meça frequentemente pressão, glicemia e colesterol;
  6. Limite a ingestão de álcool.

 

(Com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!