Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
03 de outubro de 2014
Outubro rosa: informação e conscientização sobre o câncer de mama

Outubro rosa: informação e conscientização sobre o câncer de mama

Os meses têm cores? Outubro sim. O Outubro Rosa busca conscientizar a população da importância da detecção precoce do câncer de mama, assim como mostrar a luta e a superação de mulheres que já passaram ou que estão passando pelo tratamento. A cor escolhida para dar nome a este mês de conscientização justifica-se pela cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a prevenção é essencial e pode elevar as chances de cura para 95%. Isso explica a importância deste movimento internacional de prevenção da doença, criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. O governo brasileiro, através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Câncer de mama

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Segundo o INCA, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade.

(Com informações do Portal Brasil)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!