02 de fevereiro de 2015
Carnaval: cuidados para que a festa não se transforme em problema
O batuque já começa a ser ouvido e alguns foliões já desfilam suas fantasias pelas ruas. O Carnaval começa oficialmente no dia 14 de fevereiro, mas os blocos já estão na rua e o clima já é de festa. Já escolheu a fantasia? Já definiu a programação para os dias de folia? E os cuidados com a saúde? Antes de enfrentar a maratona de desfiles e blocos saiba quais são estes cuidados para que a diversão não se transforme em problema.
Hidratação
O carnaval acontece no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais e água de coco. Mas, lembre-se que bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina. Como além do risco de desidratação o consumo exagerado de álcool pode trazer problemas, beba moderadamente e, é sempre importante dizer: se beber não dirija!
Proteção solar
Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua grande maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe, portanto, de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.
Cuidado com os pés
Para pular o carnaval prefira tênis ou sandálias baixas e não ande descalços! Se mesmo assim surgirem bolhas nos pés ou esmagamento de unha, não mexa e procurare um serviço médico para tratamento adequado.
Alimentação
Para aguentar a maratona do carnaval é preciso se alimentar bem. Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de proteínas e carboidratos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta muito, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.
Doenças
Contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a hepatite, e evita, também, uma gravidez não planejada.