Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
20 de abril de 2015
BEA 2014: boletim traz informações para planejamento, tomada de decisão e construção de políticas públicas de saúde

BEA 2014: boletim traz informações para planejamento, tomada de decisão e construção de políticas públicas de saúde

Um instrumento que, ao permitir o acesso à informação, facilitasse a planejamento e a tomada de decisão na área da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Com este objetivo foi elaborado o Boletim Epidemiológico e Ambiental 2014 (BEA 2014), que, além da descrição das principais doenças e agravos sob a responsabilidade da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), reúne informações demográficas e socioeconômicas do estado.

“O BEA 2014 traz informações para o planejamento em saúde na medida em que apresenta dados relacionados aos agravos e consequente impacto na saúde da população, permitindo ainda correlacionar estas mesmas informações com dados demográficos, socioeconômicos e de saneamento básico, garantindo, desta forma, subsídios para um entendimento mais amplo dos determinantes sociais e ambientais possivelmente relacionados”, afirma Alexandre Otavio Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ.

Para isso foram selecionados indicadores e construídos gráficos descrevendo as séries temporais, mapas temáticos e um painel para consulta dos indicadores. Tal organização permite situar cada município e região de saúde em relação à realidade observada no estado e no país. Chieppe destaca que, desta forma, o boletim pode respaldar as intervenções de saúde frente aos problemas apresentados. “O BEA 2014 pode ser utilizado como instrumento para monitoramento e avaliação das ações desencadeadas no setor saúde nos últimos anos”, diz.

A variedade e a abrangência das informações são justamente o que diferenciam esta edição do boletim da primeira, lançada em 2012. “Este tem um formato diferente, que inclui vários agravos e dados demográficos”, confirma Chippe. Segundo ele, o BEA, que a partir de agora será anual, é fruto do trabalho desenvolvido por técnicos da vigilância epidemiológica e da vigilância ambiental da SES e das secretarias municipais de saúde. “Tendo como premissa básica que o acesso à informação é o primeiro passo para a construção de políticas públicas de saúde que efetivamente possibilitem a melhora da qualidade de vida da população fluminense”, ressalta.

As fontes de dados consultadas são diversas, destacando-se o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), além dos Sistemas de Informações da Saúde – Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Confira aqui o BEA 2014!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!