Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
03 de junho de 2015
Secretaria estadual de Saúde emite nota técnica sobre Zika e orienta sobre notificação

O Zika vírus foi descoberto pela primeira vez em 1947 em Uganda, na floresta de Zika. Nas Américas, foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no oceano Pacífico, no início de 2014. Em abril de 2015 foi confirmada a circulação do vírus Zika no Brasil. No dia 31 de maio foi confirmado o primeiro caso autóctone de ZIKAV, residente no município do Rio de Janeiro.

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa. Os sinais e sintomas mais comuns são: exantema maculopapular, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, edema, febre baixa, artralgia, mialgia e cefaleia. Apresenta evolução benigna na grande maioria dos casos e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), elaborou uma nota técnica sobre o Zika vírus com orientações. Vale lembrar, que a doença é de notificação compulsória apenas para os casos com complicação.

Confira aqui a Nota Técnica emitida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!