Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
17 de maio de 2012
AIDS não tem sexo, raça ou idade

AIDS não tem sexo, raça ou idade

Temida no final dos anos 80 e início dos anos 90, a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) era sinônimo de morte. A descoberta de um tratamento que controlasse a deficiência imunológica causada pela doença trouxe esperança e qualidade de vida para os soropositivos. Apesar da existência de um tratamento que retarda o curso da doença, a AIDS ainda não tem uma vacina ou cura. Os medicamentos usados são agressivos e podem apresentar reações nos pacientes, como enjoo, vômito, febre e cansaço.

Baseando-se nesse tratamento, muitas pessoas esqueceram os cuidados que deveriam ter e acabaram contraindo o vírus HIV – principalmente os jovens, que não vivenciaram a chegada da doença ao país e, por isso, não tinham noção da gravidade e as consequências de ser um soropositivo. Além de conviverem com a doença e seu tratamento, muitas vezes ofensivo, os portadores do vírus ainda precisam enfrentar o preconceito.

De acordo com Nelio Zuccaro, psicólogo da gerência do Programa DST/AIDS, Sangue e Hemoderivados, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), “uma parcela da população ainda acredita que o risco da infecção só atinge determinados grupos específicos de pessoas, e muitos insistem em manter uma concepção de que a AIDS estaria associada a comportamentos promíscuos, libertinos, ilícitos ou ‘pecaminosos’”.

Isto não é verdade. A AIDS não tem sexo, raça ou idade. Não existe um “grupo de risco”. E a comprovação vem de dados recentes: durante a década de 2000, o número de pessoas soropositivas para HIV cresceu muito mais entre mulheres casadas e acima dos 50 anos do que em qualquer outro grupo, passando de 5,2 casos por 100 mil habitantes (em 1997) para 9,9 (em 2007).

Zuccaro lembra que o apoio da família, dos amigos e da sociedade é fundamental no tratamento de um paciente soropositivo. “No estágio do conhecimento científico em que nos encontramos atualmente, uma pessoa vivendo com HIV/AIDS que esteja sob cuidados médicos e de outros profissionais e mantendo uma boa adesão aos tratamentos recomendados já consegue viver uma vida com produtividade e bastante qualidade. A família, os amigos e a sociedade em geral têm um papel importantíssimo neste cenário na medida em que podem funcionar como campos de relação e interação social, fazendo com que a vida seja novamente recodificada e resignificada, proporcionando inclusão social e crescimento da autoestima. Solidariedade, carinho e ajuda para enfrentar os preconceitos e as dificuldades que a condição de soropositivo possa trazer podem funcionar como um ‘remédio’ adicional que são produzidos por essas redes de apoio familiares e sociais”, afirma o psicólogo.

Todos esses fatores justificam o empenho em campanhas de divulgação sobre as formas de contrair o vírus HIV e como evitá-lo. A prevenção ainda é o melhor remédio contra a doença, e a informação combate o preconceito.

Confira a entrevista com Nelio Zuccaro, psicólogo da gerência do Programa DST/AIDS, Sangue e Hemoderivados, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na íntegra:

Entrevista Nelio Zuccaro

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!