Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
17 de maio de 2012
Hepatites virais: informação e prevenção são fundamentais

Hepatites virais: informação e prevenção são fundamentais
De maneira simplificada, a hepatite pode ser definida como inflamação do fígado. Um problema que pode ser agudo ou crônico e que tem causas diversas. A mais comum é a infecção causada pelos vírus A, B, C, D e E. As chamadas hepatites virais são, hoje, um problema de saúde pública no mundo todo. Estima-se que existam mais de 350 milhões de portadores de hepatite B e quase 180 milhões de hepatite C. No Brasil, foram registrados quase 70 mil casos entre 1999 e 2010, mas as estimativas indicam que existam 2 milhões de portadores de hepatite C e 500 mil de hepatite B no país.

A diferença entre os registros da doença e as estimativas de pessoas infectadas apontam um desafio: ainda falta muito para se diagnosticar e tratar os portadores destas infecções que, quando não precocemente detectadas e tratadas, podem acarretar complicações como cirrose e câncer de fígado. Para reverter isso, informação é fundamental. Por isso, o Rio Com Saúde entrevistou Clarice Gdalevici, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES).

Confira!

Rio Com Saúde: Quais as causas da hepatite?

Clarice Gdalevici: A causa mais comum é por vírus – os principais vírus que causam hepatite são: A, B, C, D e E – seguida por drogas, produtos tóxicos como derivados do petróleo, autoimunidade e até gordura no fígado.

RCS: A transmissão ocorre da mesma forma independente do vírus causador da hepatite? E os sintomas, são os mesmos?

Clarice Gdalevici: A transmissão é específica para cada tipo de vírus. A e E são de transmissão fecal-oral por água contaminada ou más condições de higiene. B é de transmissão sexual e sanguínea, além da transmissão vertical (mãe-feto) e horizontal (dentro do contato familiar). O vírus D só pode se desenvolver na presença do vírus B e segue as mesmas vias de transmissão. O vírus C é essencialmente de transmissão por via parenteral com sangue contaminado, isto é, há necessidade de penetração do vírus C nos tecidos ou mucosas.

RCS: Quais os sintomas e como é feito o diagnóstico?

Clarice Gdalevici: As hepatites agudas A e E costumam dar sintomas como mal-estar, náuseas, febre, dor abdominal, olhos e pele amarelada (icterícia), urina escura (cor de Coca-Cola) e fezes claras que melhoram naturalmente com o tempo e repouso, usando medicamentos apenas para os sintomas mais desconfortáveis. A hepatite B também pode ter um quadro agudo semelhante, mas na maioria dos casos também é assintomático. Já a hepatite C raramente apresenta um quadro bem definido e, se ocorre, passa por um mal-estar passageiro. Ele costuma ser assintomática na fase aguda, mas se torna crônica entre 70% e 80% dos casos.

O diagnóstico da hepatite é feito pela elevação das enzimas do fígado: aminotransferases e bilirrubinas quando há icterícia. O diagnóstico da etiologia viral só é feito com marcadores sorológicos específicos para cada tipo de vírus. Isto é, vai se dosar os anticorpos que o organismo produziu contra cada vírus. Por isso, é fundamental saber solicitar os exames corretos para cada vírus e para fase aguda ou crônica.

RCS: Existe tratamento para as hepatites virais? Em que consiste?

Clarice Gdalevici: As hepatites agudas A e E são tratadas só com medicamentos sintomáticos para náuseas, febre e dor, além de repouso e dieta leve de boa aceitação pelo paciente, sem necessidade de ingerir doces em abundância. O importante é ter acompanhamento médico para avaliar a evolução do quadro. Raramente existem complicações que deverão ser diagnosticadas precocemente. A forma aguda da hepatite B também é semelhante às anteriores, mas, em geral, é assintomática. Se houver evolução para forma grave ou crônica existe tratamento com drogas específicas. A hepatite C é a mais silenciosa de todas, com raras formas agudas, mas quando acontece o quadro clínico é semelhante às demais. Caso ela não cure em até 12 semanas de evolução, há indicação de tratamento com interferon após este prazo para evitar a evolução para forma crônica.

RCS: Existe cura para todos os tipos de hepatite causada por vírus?

Clarice Gdalevici: A hepatite A cura definitivamente sem forma crônica e a B quando ocorre com apresentação de hepatite aguda cura espontaneamente em mais de 90% dos casos. A forma crônica da hepatite B hoje tem vários tratamentos, mas só podemos dizer que a doença está controlada pelos medicamentos e necessita acompanhamento, pois o material genético do vírus pode permanecer latente no organismo e sofre reativação. Já a hepatite crônica C tem tratamento com interferon convencional e peguilado associado a ribavirina, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. A cura está entre 40% e 50% para o genótipo 1 do vírus C, que é o mais frequente. Teremos em breve novas drogas antivirais para a hepatite C que devem aumentar significativamente esta percentagem de cura.

RCS: Esta é uma doença que pode ser evitada? Quais as formas de prevenção?

Clarice Gdalevici: A prevenção é fundamental para evitar a transmissão de hepatite. A vacina contra hepatite B já faz parte do calendário oficial. A 1ª dose após o nascimento (nas primeiras 12 horas) previne também, em boa parte dos casos, a transmissão do vírus para a criança no caso da mãe contaminada. Em seguida, aconselhamos a prática de sexo com preservativo para evitar a transmissão sexual. Quanto à forma de transmissão sanguínea, é importante observar cuidados de esterilização ou usar material descartável para fazer tatuagens e colocar piercing e usar material individual em manicures e pedicures, além de, no caso de usuários de drogas, não compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos. Já as hepatites de transmissão fecal-oral dependem de uma boa rede de água e esgoto e cuidados de higiene no preparo e consumo de alimentos.

RCS: O Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde, mas para grupos específicos. Quais são estes grupos e por que a vacina está disponível apenas para eles?

Clarice Gdalevici: A partir deste ano, a vacina para hepatite B está disponível em todos os postos de vacinação para pessoas com até 29 anos de idade. Grupos vulneráveis também devem ser vacinados: grávidas, trabalhadores da saúde, forças de segurança pública, manicures, população indígena, doadores de sangue, população LGBT, profissionais do sexo, usuários de drogas e portadores de DSTs. Há planos do Ministério da Saúde para ampliar até 39 anos.

RCS: Existe vacina para as hepatites causadas pelos demais vírus?

Clarice Gdalevici: Existe vacina para hepatite A, mas ela só é oferecida em casos especiais nos CRIEs para determinados casos de hepatite B ou C não imunes, portadores de HIV e outras situações especiais.

RCS: Qual o maior desafio em relação às hepatites virais? Prevenção, diagnóstico e tratamento, o que precisa melhorar? Quais os possíveis caminhos para reverter a incidência da doença?

Clarice Gdalevici: Temos que melhorar, principalmente, a visibilidade destas doenças. Há pouca informação circulando sobre as hepatites crônicas B e C. Todos confundem com a forma aguda da hepatite A e, por isso, nunca pensam em fazer um teste para saber se estão contaminados. Estamos trabalhando muito para aumentar a oferta de testes rápidos nas unidades chamadas CTAs do estado, assim como no pré-natal. O maior desafio é reconhecer o número real de casos e criar locais de atendimento capacitado como os Serviços de Atendimento Especializados (SAE) para realizar o tratamento. Além disso, a prevenção das hepatites deve fazer parte dos Programas de Educação em Saúde: exemplos são o SPE nas escolas do estado e nos grupos de salas de espera das unidades básicas de saúde como na de pré-natal.


 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!