21 de julho de 2015
Dengue, chikungunya e zika: perguntas e respostas sobre as doenças
Em países tropicais e subtropicais as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento de um pequeno, mas perigoso e oportunista ser, o
Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. São também as condições climáticas as responsáveis pelo fato dos casos destas doenças serem mais numerosos no verão. A alternância de altas temperaturas com chuvas típicas do verão cria o ambiente ideal para o desenvolvimento das larvas e para a reprodução do
Aedes aegypti. Além disso, o verão também é ideal para o desenvolvimento das larvas, já que a temperatura é mais favorável para o seu crescimento.
Isso não significa que o risco de se infectar com estas doenças se restrinja ao verão. O perigo está presente durante todo o ano e, por isso, as ações de prevenção devem ser transformadas em hábito e incorporadas à rotina semanal. Se você costuma ler as matérias do Rio Com Saúde, já sabe, mas como não custa repetir e reforçar: como o ciclo de vida do mosquito leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, bastam 10 minutos por semana para identificar calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos.
Procurar e eliminar – não só em sua residência, mas também no trabalho e na escola ou faculdade – os possíveis focos de mosquito é importantíssimo para combater estas doenças. Mas há algo que também ajuda na prevenção: informação. Por isso, o Rio Com Saúde selecionou e responde algumas das questões mais comuns relacionadas à dengue, à chikungunya e a zika. Confira!
O que é dengue?
A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave.
O que é chikungunya?
A Febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes albopictus e o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, os principais vetores.
O que é zika?
Trata-se de um vírus que foi descoberto pela primeira vez em 1947 em Uganda, na floresta de Zika. Nas Américas, o Zika vírus somente foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile, no Oceano Pacífico, no início de 2014. Em abril de 2015 foi confirmada a circulação do vírus no Brasil.
Como dengue, chikungunya e zika são transmitidas?
A transmissão das três doenças se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Quando o vírus circulante no sangue de uma pessoa é ingerido pela fêmea do mosquito durante o repasto, o vírus infecta o mosquito, e após um período de incubação pode ser transmitido para outras pessoas.
Quais são os sintomas das três doenças?
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo ou exantema e prurido cutâneo.
Assim como a dengue, a chikungunya causa febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. Mas embora os sinais e sintomas sejam parecidos, a intensidade é diferente. A dor nas articulações (artralgia), por exemplo, geralmente é mais intensa. Além disso, a Febre Chikungunya eventualmente causa quadros mais crônicos com sinais e sintomas que podem se arrastar por meses.
Outra diferença em relação à dengue é a ocorrência de casos graves. Se na dengue os casos graves já são raros, nos de chikungunya estes casos são ainda menos numerosos. Assim como nos casos de dengue, não há um tratamento específico, apenas para aliviar os sintomas.
Os sintomas causados pela infecção pelo zika vírus também são parecidos. A semelhança com a dengue é em função de alguns sinais e sintomas apresentados pelos pacientes como: febre; manchas pelo corpo com coceira; dor de cabeça e nas articulações, além de enjôo e dores musculares. Um fator diferencial é a presença de olho vermelho em alguns casos de infecção por Zika, geralmente sem incomodar.
Como diferenciar dengue, chikungunya e zika?
A diferenciação é feita principalmente através da avaliação clínica. Em alguns casos pode ser necessário realizar exames de sangue para o acompanhamento clínico. Quando os sinais e sintomas surgirem, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, para identificação da doença e tratamento se necessário.
Existe medicamento específico para combater ou prevenir estas doenças?
Não existem medicamentos específicos para combater os vírus e também ainda não existem vacinas contra estas doenças. Portanto, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença ou prevenir que a pessoa adoeça.
Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes.
Como denunciar os focos do mosquito?
As ações de controle da dengue ocorrem principalmente na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.
(Com informações da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde)