27 de julho de 2015
Gripe: tire suas dúvidas sobre a doença
É comum que no inverno haja um aumento no número de casos das doenças de transmissão respiratória, como a gripe. Por isso o Rio Com Saúde selecionou e responde as principais dúvidas relacionadas à doença. Confira!
O que é?
Também conhecida como Influenza, é uma infecção transmitida por vírus que afeta o sistema respiratório. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e a doença possuí alto potencial de transmissibilidade.
Como se pega a gripe?
A gripe é transmitida por meio de gotículas de saliva ou de coriza expelidas por quem já está gripado ou pelo contato com objetos contaminados. Ou seja, um simples aperto de mão ou um espirro pode ser a porta de entrada para a instalação do vírus.
Quais são os principais sinais e sintomas?
Febre alta (a partir de 39º C), dor de cabeça, mal-estar, dor muscular, cansaço, calafrios e sintomas respiratórios, como tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, porém, quando a febre alta, o mal-estar e a falta de ar persistirem, é hora de procurar um médico para receber uma medicação mais específica e evitar a evolução da gripe para uma doença pulmonar grave, como a pneumonia.
Quais são as principais medidas de prevenção?
As medidas incluem evitar ambientes fechados ou sem ventilação e a lavagem frequente das mãos. É recomendada a higienização das mãos com água e sabão sempre após a ocorrência de tosse ou espirro, depois do uso de banheiro e antes de comer, tocar os olhos, boca ou nariz. A utilização de lenço de papel descartável; não levar as mãos aos olhos, nariz ou boca após contato com superfície; e proteger a boca e o nariz com lenços ao tossir ou espirrar ajudam na prevenção da disseminação do vírus.