28 de julho de 2015
Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais: população tem acesso a testagem rápida
Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, está realizando hoje e amanhã (29/07) a testagem rápida e vacinação no município , um dos que registrou o maior número de casos notificados na Região Metropolitana do Estado, excluindo-se o município do Rio de Janeiro.
Segundo a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Clarice Gdalevici, a data é uma ótima oportunidade para realizar ações de divulgação e informação sobre a doença. “Neste ano, o nosso foco é oferecer a testagem para diagnóstico, já que as Hepatites B e C só apresentam os sintomas com a doença já em fase avançada”, explica.
Os interessados em realizar a testagem devem procurar a Unidade Móvel da SES que ficará estacionada na Praça Rui Barbosa, Centro, das 10h às 17h, com capacidade para realizar 400 testes para as hepatites B e C. “Após estes dois dias a unidade móvel irá permanecer por mais uma semana no bairro da Posse do município de Nova Iguaçu para servir a população”, informa Clarice.
As Hepatites virais são doenças que causam inflamação no fígado e nem sempre apresentam sintomas. A doença pode evoluir e causar cirrose, câncer e até levar à morte. Atualmente, algumas barreiras ainda impedem que haja ações mais eficazes para combater a doença. “Os principais desafios relacionados às hepatites virais estão relacionados à facilitação do acesso aos testes de diagnóstico e à efetiva notificação dos casos, para que as ações e assistência sejam planejadas de acordo com o quantitativo real de casos”.
A hepatite B apresenta cerca de 17 mil casos confirmados a cada ano no Brasil. Em 2000, foram notificados 1.169 casos, já no ano de 2013, foram 17.814. Já em relação à hepatite C, em 13 anos de assistência à doença no SUS, foram notificados e confirmados 120 mil casos no país. No estado do Rio, entre 2005 e 2013, foram registrados 5.870 casos de hepatite B confirmados e 7.683 casos de hepatite C. Estes valores encontram-se muito abaixo da prevalência estimada de casos na população do estado.