10 de agosto de 2015
CEREST: garantindo a qualidade de vida dos trabalhadores
Intervir de forma construtiva nas condições e processos de trabalho e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. De forma resumida e bem objetiva, esta é a missão da área de Saúde do Trabalhador. Para cumprir esta missão, os profissionais da área realizam estudos, ações de prevenção e de promoção à saúde, assistência e vigilância a doenças e agravos relacionados ao trabalho. Aqui no Estado do Rio de Janeiro, a Saúde do Trabalhador está representada na Secretaria de Estado de Saúde (SES) pela Divisão de Saúde do Trabalhador (DSTRAB) e pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST).
A DSTRAB atua junto aos demais órgãos do nível central e estruturas de governo, e o CEREST estadual atua no suporte técnico-científico, tanto às ações da DSTRAB, quanto aos municípios no desenvolvimento das ações em saúde do trabalhador. Para isso, são realizadas visitas técnicas aos CEREST Regionais para acompanhamento das ações realizadas; fóruns e seminários; geralmente vinculados a datas como Dia Internacional da Voz, Dia Nacional de Atenção à Saúde Auditiva; palestras temáticas; e capacitações.
O campo de atuação é vasto e a agenda de atividades também. “Alguns eventos como capacitações e palestras são menos frequentes porque dependem de demanda; outros, como visitas e participação em eventos, ocorrem de duas a três vezes ao ano”, conta a fonoaudióloga e técnica do CEREST Estadual Eliane Pereira.
Palestras
Um destes eventos foi o II Seminário Nacional Humaniza Voz, organizado pelo Curso de Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em comemoração ao Dia Mundial da Voz de 2014. A participação do CEREST no evento, realizado na cidade de Nova Friburgo, foi com a palestra “Contribuição da Ergonomia na Promoção da Saúde Vocal do Professor”, ministrada por Eliane Pereira. Também foi Eliane que ministrou a palestra “Disfonia Funcional e Notificação na Perspectiva da Promoção à Saúde”, no V Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador, organizado pelo CEREST de Resende em novembro.
Em 2015, o CEREST Estadual participou do lançamento do livro “Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho”, na Universidade Veiga de Almeida, sendo representado pela fonoaudióloga e técnica do CEREST Estadual Fernanda Torres, que palestrou sobre o tema “Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho – Avanços e Desafios”. Fernanda também participou do Fórum de Debates Sobre Voz, por ocasião da semana da Voz, em abril, apresentando o tema “Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho com Enfoque na Notificação de DVRT”.
Estudos e projetos
A realização de palestras e a participação em eventos é apenas parte do trabalho desenvolvido. A equipe do CEREST desenvolve, também, estudos e projetos que, assim como as demais ações realizadas, visam principalmente reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores.
Os acidentes de trabalho graves e fatais, por exemplo, foram tema de um estudo realizado pelas técnicas do CEREST Estadual Fernanda Torres, Eliane Pereira e Tatiana Azevedo. Elas apresentaram em junho deste ano na reunião de coordenadores dos CEREST Regionais, realizada na Secretaria Estadual de Saúde (SES), que contou com a presença do Coordenador Geral da Saúde do Trabalhador (CGSAT), Jorge Huet Machado.
Já a apresentação do projeto “Saúde do Pescador e da Pescadora”, realizada pelo coordenador do CEREST Estadual, Jorge de Almeida Cúrcio, e pelo médico e técnico do da DSTRAB Pedro Coscarelli, abordou o cenário atual da pesca em nosso estado, no qual os pescadores vivem em precárias condições de vida e de trabalho. Pedro Coscarelli destacou que o objetivo do projeto é inserir o pescador e a pescadora na rede de cuidados à saúde, identificando e qualificando a relação entre a saúde e o trabalho neste setor.