Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
26 de agosto de 2015
Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta sobre os malefícios provocados pelo tabagismo


Neste sábado, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Apesar do ato de fumar estar menos popular no Brasil – segundo a última pesquisa Vigitel, divulgada no primeiro semestre, houve queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos – a data é importante por reforçar os malefícios do cigarro para fumantes tanto ativos quanto passivos.

As 4.700 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro prejudicam não só os fumantes, mas também quem convive com eles. Os adultos expostos à fumaça, por exemplo, ficam mais propensos a adquirir doenças que variam de acordo com o tempo de exposição à fumaça. Já as crianças têm resfriados mais frequentes, assim como mais infecções no ouvido e problemas respiratórios, como pneumonia e bronquite, que aquelas que não convivem com fumantes.

Mas estes não são os únicos riscos. Há outros ainda mais sérios. Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 90% dos óbitos decorrentes dos casos de câncer de pulmão no Brasil. O tabaco também pode ser a causa de outros tipos de câncer, como os de laringe, faringe, boca, fígado, rim, bexiga e colo de útero, além da leucemia.

O tabaco atinge, também, órgãos do sistema digestivo, desde a boca até o intestino grosso. Entre as doenças relacionadas ao fumo estão a doença do refluxo gastroesofágico, as gastrites e as úlceras gástrica e duodenal, além de alterações no funcionamento intestinal e câncer de esôfago, de estômago, de pâncreas e de colon (intestino grosso).

A Organização Mundial da Saúde afirma que o cigarro é responsável por 23 mortes a cada hora e mais de 5 milhões de mortes por ano. Um número assustador! Então, aproveite esta data para refletir sobre os malefícios e analisar a possibilidade de optar por uma vida saudável, longe do cigarro. Pode não ser fácil, mas a luta pela saúde e por uma vida sem fumo não é só sua. Estamos todos juntos no combate o tabagismo!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!