Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
22 de setembro de 2015
Dia mundial sem carro: meios alternativos de transporte trazem mais qualidade de vida e saúde

Dia mundial sem carro: meios alternativos de transporte trazem mais qualidade de vida e saúde

Que tal deixar, pelo menos um dia o carro em casa? É esta a ideia e, por que não dizer, o convite do Dia Mundial Sem Carro. A data, comemorada hoje, 22 de setembro, em várias cidades do mundo, tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre o uso excessivo do automóvel e sobre os problemas causados por este uso.

Registros indicam que o Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez no final da década de 90, em cidades francesas. Aos poucos o movimento cresceu, atingindo cidades de outros países e até continentes. No Brasil, alguns municípios aderiram em 2001 e, desde então, a mobilização só tem aumentado, com ações que, além de incentivar a deixar o carro em casa, estimulam o uso de meios alternativos de transporte.

Aqui no Brasil, a mobilização está alinhada à Política Nacional de Promoção da Saúde e ao Plano Nacional e Estadual de Ações estratégicas para enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Inserindo-se no contexto da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

Ganha o ambiente e também a saúde. Afinal, a poluição do ar é causada por veículos movidos a combustível fóssil e está relacionada, por exemplo, a doenças respiratórias. Além disso, o uso do automóvel, em detrimento a alternativas como a bicicleta ou mesmo andar a pé, contribui para o sedentarismo e para doenças relacionadas a ele, como obesidade.

Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), 52,5% dos brasileiros estão acima do peso ideal e 17,9% são obesos. É considerada obesa a pessoa com índice de massa corporal (IMC) acima de 30, já o IMC que caracteriza excesso de peso varia entre 25 e 30. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como pressão arterial e diabetes, que, junto com outras DCNTs respondem por 72% dos óbitos no Brasil.

O sedentarismo está relacionado ao aparecimento dessas doenças. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são suficientemente ativos. Esse índice no Brasil, segundo o Vigitel 2014, que soma apenas as pessoas com mais de 18 anos, é de 48,7%. Então, que tal aderir ao Dia Mundial Sem Carro? Deixando o carro em casa o ambiente e sua saúde agradecem!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!