Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
25 de novembro de 2015
População brasileira quer mais restrições ao cigarro, diz pesquisa


A Aliança de Controle do Tabagismo realizou recentemente uma pesquisa sobre a padronização das embalagens de cigarro, medida hoje em discussão que visa reduzir a visibilidade e o apelo ao consumidor. Segundo a análise, cerca de 65% da população apoia a o projeto. Paralelamente, 75% são a favor do aumento de impostos dos produtos de tabaco e 73% defendem uma possível proibição de expor os maços nos pontos de venda.

Os pesquisadores reuniram 2.041 pessoas acima de 16 anos em 132 municípios do Brasil. O principal objetivo era analisar a opinião da população frente às novas medidas debatidas no Congresso como possibilidade de afastar a atratividade do tabagismo, principalmente entre jovens.

Uma destas medidas são as embalagens padronizadas ou “genéricas”, que têm a proposta de serem iguais no formato, tamanho, cor e letra, sem que sejam produzidas com recursos de design e logotipo. Embora proíba a propaganda do cigarro, a legislação atual permite a exposição do produto nos locais de venda, fazendo com que as empresas passassem a investir nas embalagens.

A pesquisa ainda mostra dados sobre o perfil dos fumantes no país. Atualmente, um em cada dez brasileiros tem o hábito de fumar, ou seja, 15% da população. Em 2011, o índice era de 19%, o que evidencia queda no consumo do cigarro nos últimos quatro anos. Segundo especialistas, a redução tem como principal causa o aumento de impostos e preços do cigarro e a proibição do fumo em locais semi ou completamente fechados.

Leia mais sobre tabagismo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!