Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
17 de dezembro de 2015
Dengue, chikungunya e zika: saiba o que é verdade e o que é mentira em relação às doenças

Dengue, chikungunya e zika: saiba o que é verdade e o que é mentira em relação às doenças

A dengue, certamente, é uma doença que todos conhecem. Ela já causou grandes epidemias no país e é uma preocupação constante para toda a sociedade. Recentemente outras doenças foram registradas por aqui, como chikungunya e zika. Os primeiros casos de chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Já o Zika vírus teve circulação confirmada no país este ano e passou a preocupar mais quando se constatou a relação dele com o aumento nos casos de microcefalia. A preocupação é natural, assim como a busca por informações sobre as doenças, mas é importante ter cuidado e buscar informações mais precisas, já que são muitos os boatos que circulam por aí. Confira, então, algumas das verdades e mentiras relacionadas à dengue, à chikungunya e ao Zika vírus!

Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelos mesmos vetores. VERDADE

As três doenças são transmitidas pelos mesmos mosquitos vetores, principalmente mosquitos do gênero Aedes.

Um hemograma pode identificar se a pessoa tem dengue, chikungunya ou zika. MENTIRA

Somente é possível saber com exatidão por testes laboratoriais específicos (detecção do vírus ou seus componentes) ou pela detecção de anticorpos. O exame de hemograma não serve para especificar qual dos três vírus é responsável pelos sintomas, ou se nenhum destes, mas é importante para ajudar na avaliação clinica do paciente e evolução do quadro. Não existe tratamento especifico para cada um dos vírus. A estratégia é o alivio dos sintomas e estar atento para os sinais de alarme de agravamento, principalmente nos casos mais sugestivos de dengue.

Os sintomas de dengue, chikungunya e zika são parecidos. VERDADE

As três doenças podem ser facilmente confundidas, com febre, manchas e dores pelo corpo. Sinais de sangramento ou marcas roxas na pele (petequias) entre outros geralmente são sinais de alerta para dengue. No caso da chikungunya, as dores nas articulações e juntas são mais comuns do que nas outras duas, podendo durar vários meses. A zika também pode vir com sintomas de dores e manchas vermelhas na pele (rash), mas geralmente a febre é mais baixa do que as outras duas, e é muito comum um quadro de conjuntivite associado à zika.

Não existe medicamento específico para combater ou prevenir estas doenças. VERDADE

Não existem medicamentos específicos para combater os vírus e também ainda não existem vacinas contra estas doenças. O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas, analgésicos e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico.

No caso da dengue, não há necessidade de vigiar os sinais da dengue após o período febril. MENTIRA

É um erro pensar que as complicações da dengue surgem somente durante o pico da febre. Muitas vezes, o período crítico coincide com a baixa da febre, quando pode ser constatada a hemoconcentração, com graves consequências clínicas. Posteriormente, podem aparecer dor abdominal, hipotensão arterial, taquicardia, pulso fino e rápido, cianose periférica e choque. São os chamados sinais de alarme.

Há relação entre vacinas e o Zika vírus. MENTIRA

As vacinas oferecidas pela rede pública de Saúde, como a de rubéola, coqueluche, difteria e tétano, são seguras. Não há evidências que comprovem a relação delas com microcefalia ou Zika vírus. As mensagens que circularam na internet associando o Zika vírus a qualquer tipo vacinação são boatos! E em nada cooperam com o combate à epidemia.

Está comprovado que existe transmissão do Zika vírus através de relações sexuais. MENTIRA

Até o momento não há evidências confirmadas de que as relações sexuais podem transmitir o Zika vírus.

Existe transmissão do Zika vírus na amamentação. MENTIRA

Não existe evidência de que a doença causada pelo Zika vírus possa ser transmitida no aleitamento materno.

Crianças e idosos podem possuir sintomas neurológicos relacionados ao Zika vírus. MENTIRA

Não há comprovação científica da relação de sintomas neurológicos com a infecção pelo Zika vírus. As complicações apenas aparecem em fetos e recém-nascidos.

Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada. MENTIRA

Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter viável por mais de um ano em local sem água.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!