Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
18 de janeiro de 2016
Dengue, chikungunya e zika: saiba quais são os sintomas e o que fazer caso eles apareçam

Dengue, chikungunya e zika: saiba quais são os sintomas e o que fazer caso eles apareçam

Febre, dor de cabeça e dores no corpo. Estes são alguns dos sintomas que tanto a dengue, a chikungunya e a zika podem causar. As três doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti e a diferenciação é feita, principalmente, através da avaliação clínica. Existem algumas variações em relação aos sintomas da doença, mas, assim como o mosquito transmissor é o mesmo, a recomendação diante do aparecimento de sintomas também é igual: procurar a unidade de saúde mais próxima.

Tanto para a dengue quanto para a chikungunya e a zika, não há tratamento específico, apenas paliativos para os sintomas. Mas como somente o médico pode avaliar os sinais clínicos e definir a conduta mais adequada a ser adotada, é importante buscar atendimento. Há, no entanto, algo que pode ser feito ainda em casa ou a caminho do serviço de Saúde: hidratação (reposição de água no organismo). Beba bastante líquido, com exceção de bebidas alcoólicas, mas não tome remédios por conta própria! A automedicação pode trazer mais danos que benefícios!

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. A primeira manifestação, em geral, costuma ser a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, seguida de dor de cabeça, dor muscular (mialgia), prostração, artralgia (dor articular), anorexia, astenia, dor retro-orbital, exantema e prurido cutâneo.

Casos graves podem ocorrer e, geralmente, no período de remissão da febre é justamente quando os sinais de alarme aparecem. Por isso, é importante ficar alerta, mesmo depois que a febre passar, a sinais como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sonolência e/ou irritabilidade, diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia e desconforto respiratório.

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes albopictus e o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, os principais vetores. A chikungunya também caracteriza-se por uma febre de início abrupto, frequentemente acompanhada por dor articular. Outros sinais e sintomas comuns incluem dor muscular, dor de cabeça, náuseas, fadiga e erupção cutânea.

Embora os sinais e sintomas sejam parecidos, a intensidade é diferente. A dor nas articulações, por exemplo, geralmente é mais intensa. Além disso, a Febre Chikungunya eventualmente causa quadros de evolução crônica com sinais e sintomas que podem se arrastar por meses. Outra diferença em relação à dengue é a ocorrência de casos graves. Se na dengue os casos graves já são raros, nos de chikungunya estes casos são ainda menos numerosos. Assim como nos casos de dengue, não há um tratamento específico, apenas para alívio dos sintomas.

Zika

A febre pelo vírus Zika é uma doença febril aguda, autolimitada, que, via de regra, não se associa a complicações graves, sem registro de mortes, e que leva a uma baixa taxa de hospitalização. Quando sintomática, a febre pelo vírus Zika causa febre baixa, exantema maculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia (dor durante a deglutição do alimento), tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

Tratamento

São doenças que possuem sinais clínicos muito semelhantes, sendo, por vezes, de difícil diferenciação unicamente pelos sintomas. Entretanto, para o tratamento adequado, o mais importante não é saber se você está com dengue, zika ou chikungunya, mas sim acompanhar os sintomas e tratar de acordo com o aparecimento deles, porque são doenças que não possuem tratamento específico. A prescrição de medicamentos sintomáticos alivia as queixas. A recomendação é a mesma em relação às três doenças, e vale repetir: se esses sinais e sintomas surgirem, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!