Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
19 de fevereiro de 2016
Portaria define Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública

Portaria define Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública

Publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (18/2), a Portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o país. Segundo ressalta a portaria, notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

A notificação compulsória pode ser imediata (NCI) – deve ser realizada em até 24 horas a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública – ou semanal (NCS) – realizada em até sete dias. A notificação compulsória deverá ser realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo por médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

Já a Portaria, 205, da mesma data, define a lista nacional de doenças e agravosa serem monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas e suas diretrizes.

Confira a Portaria 204 e a Portaria 205, com a Lista Nacional de Notificação Compulsória:

Portaria 204 - página 1

Portaria 204 - página 2

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!