Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
18 de julho de 2012
Baixas temperaturas exigem mais cuidado com a Influenza

Baixas temperaturas exigem mais cuidado com a Influenza

O vírus da Influenza, infecção do sistema respiratório também conhecida como gripe, torna-se mais frequente nesta época do ano. De acordo com Gualberto dos Santos, Diretor de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a menor circulação de ar em ambientes fechados com concentração de pessoas torna a situação propícia para a disseminação da doença.

“Quando chega o período de inverno todas as doenças de transmissão respiratória pessoa a pessoa aumentam. Isso acontece porque as pessoas estão mais próximas e passam mais tempo em ambientes fechados. Além disso, o vírus convive melhor com temperaturas mais baixas”, explica Gualberto.

O vírus pode ser dos tipos A – promovendo a doença moderada a severa em todas as faixas etárias e podendo causar epidemias, afetando inclusive os animais –, B – que afeta apenas seres humanos, principalmente crianças, e causa epidemias leves – ou C – não epidêmico.

Disseminado em todo o mundo, o vírus da Influenza penetra no organismo principalmente através das mucosas, pele que reveste o nariz, a boca e os olhos. A sua transmissão de forma direta é dada através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Já indiretamente, esse contágio pode se dar por meio das mãos em contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias e com olhos, nariz ou boca.

O melhor remédio contra a Influenza é a prevenção. Por isso, mantenha alguns cuidados que podem te proteger do vírus. Higienize as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro e antes de comer, tocar os olhos, boca ou nariz. Use sempre lenços de papel descartáveis. Após contato com superfícies, não leve as mãos aos olhos, nariz ou boca. Proteja sempre com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, prevenindo a disseminação do vírus. Evite aglomerações e ambientes fechados. Os lugares devem ser mantidos sempre arejados e recebendo a luz solar, medidas que ajudam a eliminar possíveis agentes das infecções respiratórias. Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e a prática de atividades físicas também são importantes formas de prevenção do vírus da Influenza.

“As medidas preventivas podem reduzir o número de casos. Mas caso a pessoa apresente quadro febril, tosse e dificuldade de respirar, é fundamental que procure imediatamente assistência médica, para obter um diagnóstico e iniciar um tratamento terapêutico precoce, diminuindo o impacto da doença”, alerta o Diretor de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da SES.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!