Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
08 de outubro de 2012
Outubro Rosa: movimento internacional quer conscientizar para a detecção precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: movimento internacional quer conscientizar para a detecção precoce do câncer de mama

Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), lançou o movimento Outubro Rosa 2012, que busca conscientizar sobre a luta e a superação de mulheres que estão ou estiveram em tratamento. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama, ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris, e, entre outros prédios e monumentos, em 2008, a Casa Branca, em Washington, e em 2009, as Pirâmides do Egito

A mobilização mundial, símbolo da luta contra o câncer de mama, foi trazida para o Brasil em 2008, pela Femama, e visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para redução da mortalidade. Ao longo do mês, por meio de suas 57 ONGs associadas em todo o país, conduzirá mais de 200 mobilizações, entre caminhadas, eventos beneficentes e ações regionais. Além, claro, da iluminação de monumentos e prédios em diferentes cidades.

No Rio de Janeiro, monumentos e prédios da capital e do município de Niterói, na Região Metropolitana, já estão iluminados em tom de rosa. O arco do Viaduto dos Marinheiros (na Praça da Bandeira), o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Palácio Pedro Ernesto, a sede da Câmara Municipal do Rio e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói ficarão iluminados até o dia 31 de outubro.

Com a campanha deste ano, a Femama pretende dar continuidade ao sucesso obtido no ano passado, com o tema “Mamografia: Agora é Lei!”, cujo objetivo foi tornar realidade nos vários estados brasileiros o que promete a Lei 11.664/2008, de 29 de abril de 2009, que garante o acesso à mamografia por mulheres acima de 40 anos. Porém esse segundo momento é focado na aplicação da lei para todas, isto é, diagnóstico e mamografia garantidos gratuitamente pelo SUS.

O câncer de mama é hoje o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Para 2012 as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país e aproximadamente 13 mil mulheres serão vítimas fatais, o que significa que mais de 30 mulheres morrem por dia em decorrência da doença.

(Com informações da Agência Brasil e da Femama)

Leia mais:

Rio Imagem chega ao Outubro Rosa com anúncio de dois novos mamógrafos

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!