Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
13 de julho de 2016
CIOCS: Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde trabalha para garantir o sucesso dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

CIOCS: Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde trabalha para garantir o sucesso dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Está chegando! A cidade do Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016, de 5 a 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 setembro. Para que tudo corra bem o trabalho começou há um tempo. Quem vive ou visitou a cidade desde que ela foi escolhida como sede dos jogos percebeu, por exemplo, as obras. Mas há preparações tão importantes quanto que não são perceptíveis a todos. É o caso do trabalho realizado pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS).

São muitos os objetivos e as atividades do CIOCS. Monitorar e detectar oportunamente os eventos de saúde pública relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é apenas um deles. Cabe ao CIOCS, também, classificar os eventos em saúde pública conforme análise de risco. Além disso, ele deve consolidar e avaliar diariamente os dados recebidos pelas unidades e serviços de saúde, elaborar os instrumentos de comunicação padronizados para os gestores. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde é responsável, ainda, por responder, no âmbito de sua competência, às demandas relacionadas as potenciais emergências em saúde pública de importância nacional.

“O trabalho do CIOCS iniciou no ano passado, durante os eventos teste, com momentos de ativação presencial do mesmo. Assim, toda a rotina de monitoramento do CIOCS vem sendo executada e testada desde o ano passado para identificar e responder rapidamente as situações que representem risco à saúde pública, evitando assim a disseminação de agravos e possibilitando a realização de uma assistência qualificada em tempo oportuno”, diz Silvia Carvalho, coordenadora do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

O CIOCS é integrado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde. “Técnicos da três esferas se revezarâo em uma escala de 24 horas realizando o monitoramento nas áreas de competição (venues), unidades de saúde, live site, hotéis oficiais, com o objetivo de identificar e avaliar a existência de situações que representem risco à saúde pública”, explica Silvia. O CIOCS será ativado presencialmente antes da abertura oficial das olimpíadas e só será encerrado após a paralimpíadas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!