Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
02 de janeiro de 2013
Prevenção ainda é o melhor remédio contra o tétano

Prevenção ainda é o melhor remédio contra o tétano

O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa provocada pelas exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, o bacilo tetânico, bactéria que chega ao organismo através de ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza. Já os recém-nascidos correm o risco de contrair o tétano neonatal, que é transmitido pela contaminação do coto umbilical – esporos do bacilo tetânico podem estar presentes em instrumentos utilizados para cortar o cordão umbilical ou em substâncias utilizadas para cobrir o coto.

É importante que o esquema de vacinação esteja sempre em dia. Para garantir a prevenção, crianças até cinco anos devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade, a vacina dupla – contra difteria e tétano –, que também é indicada para os adultos. A vacina pode ser obtida em qualquer posto de saúde, e a cada dez anos uma dose de reforço deve ser tomada para que a pessoa permaneça protegida contra a doença.

Muitos adultos nunca se vacinaram contra o tétano e a difteria, e mesmo aqueles que já foram vacinados costumam se esquecer da importância das doses de reforço, ficando suscetíveis às doenças. Verifique se o seu esquema de vacinação está em dia. O melhor remédio é a prevenção.

Saiba mais sobre tétano acidental e tétano neonatal.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!