Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
01 de agosto de 2016
Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase: informação é fundamental no combate à doença

Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase: informação é fundamental no combate à doença

Devido ao alto potencial incapacitante, a hanseníase é um grave problema de saúde pública em todo o Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, apesar de queda no número de casos, muitos ainda são diagnosticados apenas em estágio avançado, contribuindo, inclusive, para aumentar o preconceito em relação à doença. Diante disso, a Gerencia Estadual de Dermatologia, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) instituiu, em 2014, o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, celebrado em 5 de agosto.

Por ser uma doença estigmatizante é fundamental a disseminação da informação como ferramenta para melhorar o diagnóstico precoce. Por isso, a data busca conscientizar tanto a população quanto aos profissionais de saúde. É importante que população e profissionais estejam atentos às principais manifestações da doença. Qualquer tipo de mancha dormente deve ser suspeita de hanseníase. A doença não escolhe faixa etária ou classe social e manifesta-se através de manchas esbranquiçadas e avermelhadas que afetam a sensibilidade da pele.

É importante lembrar que a doença tem tratamento e cura. Mas a falta de tratamento corrobora para o avanço da doença, podendo causar deformidades físicas. Por isso, é importante que a pessoa vá a uma unidade de saúde para consulta clínica.

Para celebrar a data, a Gerência de Dermatologia Sanitária - SES/RJ vem motivando a realização de eventos nos municípios em todo o Estado a fim de orientar e informar a população, para tanto foram disponibilizados materiais tais como cartazes, cartilhas e folders. A gerência vem se empenhando na capacitação dos profissionais de saúde dos municípios para aumentar as ações de busca, diagnóstico e tratamento, divulgando os sinais e sintomas, bem como identificando e resolvendo as dificuldades que impedem a oferta de serviços de melhor qualidade.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!