Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
07 de janeiro de 2013
Hidratação corporal nas altas temperaturas

Hidratação corporal nas altas temperaturas

Com dias cada vez mais quente, como cuidar e proteger o nosso corpo? Nesta época do ano devemos abusar de alimentos leves para manter o organismo em harmonia e hidratado.

Em dias muito quentes e abafados, a probabilidade de desidratação aumenta consideravelmente e, por isso, água é a palavra de ordem para encarar os meses de altas temperaturas. Como por meio dela é que é realizada a limpeza de todas as células do corpo e feito o transporte de nutrientes, a água é uma grande aliada na eliminação de toxinas.

Vale ressaltar que a falta do líquido no organismo causa a desidratação, um problema que resulta em tontura, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e pode até levar à morte. Mas não é somente a água a aliada do verão. Não faltam opções para hidratar o corpo, ainda mais para nós, que vivemos em um país tropical. Podemos apostar em combinações de sucos de frutas naturais, por exemplo.

Além disso, existem alimentos que mantêm a hidratação do corpo e também ajudam a conservar o bronzeado como: melão, manga, cenoura, batata doce e beterraba, que são ricos em betacaroteno. Já vegetais como rúcula e brócolis transformam-se em vitamina A, que produz melanina – o pigmento natural que dá a pele o tom bronzeado. Outra dica é dar preferência a pratos frios, já que os quentes tendem a estragar mais rápido, podendo provocar intoxicação alimentar.

As crianças devem ter o cuidado redobrado, pois elas gostam de brincar ao ar livre, mesmo sob o sol forte e por possuírem pouca massa corporal, são mais propensas à desidratação, porque perdem líquido mais rapidamente. Por isso, é importante mantê-las em ambientes bem ventilados, estimular maior ingestão de líquidos ao longo do dia, vesti-las com roupas leves e evitar que fiquem expostas ao sol forte. O mesmo vale para os idosos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!