Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
05 de março de 2013
Sintomas de dengue: o que fazer quando eles aparecem?

Sintomas de dengue: o que fazer quando eles aparecem?

Febre de início súbito, dor de cabeça forte, dores musculares, articulares e no fundo dos olhos e manchas na pele são alguns dos sintomas da dengue. Você já deve ter ouvido falar nisso, não é mesmo? Mas você sabe o que fazer quando eles aparecem? Nem pensem em tomar remédios por conta própria! A recomendação é para procurar o serviço de Saúde assim que surgirem os primeiros sintomas da doença.

Na maior parte dos casos não há complicações, mas como não é possível prever se será esta, de fato, a evolução da doença, o acompanhamento de um profissional é imprescindível. De acordo com o exame clínico, o médico irá definir o tratamento a ser seguido e avaliar a possibilidade ou não de agravamento da infecção causada pelo vírus da dengue.

Mas há algo que, diante dos sintomas, pode ser feito ainda em casa ou a caminho do serviço de Saúde: hidratação. Beba todo o tipo de líquidos, com exceção das bebidas alcoólicas. Mas, repetimos, não use medicamentos por conta própria! A automedicação nunca é recomendada e, especialmente em casos de dengue, são contraindicados remédios que contenham Ácido Acetil Salicílico (AAS). Umas das consequências da infecção causada pelo vírus da dengue é a diminuição do número de plaquetas e o AAS pode reduzir justamente a adesão das plaquetas.

Com acompanhamento, a maior parte dos pacientes com dengue pode ser tratada e se recupera bem em casa, sem necessidade de internação. Mas até que a recuperação total ocorra é preciso ficar atento ao aparecimento de sintomas como vômitos frequentes, dor abdominal intensa e contínua, tonturas, desconforto respiratório, sonolência ou irritabilidade excessiva e hemorragias. Estes sinais costumam aparecer entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença, quando a febre cede. Caso isso aconteça, retorne imediatamente ao médico!

A atenção também deve ser redobrada com idosos, grávidas, crianças e pessoas com hipertensão arterial, diabetes, asma brônquica e outras doenças respiratórias crônicas graves. Não deixe de informar ao médico se tiver estes ou outros problemas de saúde e também se fizer uso de medicamentos. Somente o médico poderá avaliar a situação de cada paciente e definir após quanto tempo em observação ele poderá ter alta.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!